Padre Ademar realizou a cerimônia no Dia de Finados - Foto: Clarildo Menezes

Missa realizada pelo Dia de Finados, na última sexta-feira (02/11), reuniu cerca de 400 pessoas no Campo Santo Cônego Batalha, novo nome do cemitério municipal. Comandada pelo pároco da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, padre Ademar Ermelindo Pimenta, a celebração teve início às 8h. Segundo a direção do cemitério municipal, estima-se que o local recebeu ao longo de todo o dia mais de 1500 visitantes.

“O dia de hoje é para fazermos um exame de consciência, principalmente os que estão aqui neste local. Não importa a condição cultural, econômica, qual a sua estabilidade ou quem é você diante de Deus. Dia de Finados é sempre um dia que mexe com a estrutura de qualquer ser humano, afinal estamos aqui de passagem, não temos aqui cidade permanente”, disse o padre Ademar.

Segundo o secretário de Assistência Social, Jorge Castor, a Prefeitura buscou oferecer todas as condições necessárias para receber e acolher cada visitante. “Esse é o segundo ano que organizamos essa missa aqui no Cemitério Municipal. Ano passado tivermos cerca de 100 pessoas e esse ano temos um número de visitantes quatro vezes maior”, comparou Jorge Castor. “Todos que vieram aqui hoje encontraram um Campo Santo limpo, higienizado, organizado, muito bem cuidado e pronto para receber todas as famílias de Maricá e de fora da cidade”, completou. “E, a nossa preocupação, enquanto governo, é justamente oferecer acolhimento, dignidade e todas as condições necessárias para que cada um aqui possa homenagear o seu ente querido”, frisou o secretário.

Para melhor atender a população alguns serviços foram disponibilizados, entre eles, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem permaneceram de plantão durante todo o dia na sala de enfermagem. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou também um box de atendimento com advogados para orientações jurídicas. Já a Guarda Municipal disponibilizou 10 agentes que atuaram no entorno do cemitério organizando o trânsito do local.

Sobre construção do novo cemitério vertical, obra que está sendo erguida ao lado do atual com investimento total de R$ 7,3 milhões em recursos próprios, o administrador do Cemitério, Mauricio Vargas, contou que 90% das obras já estão concluídas e que a entrega deve acontecer no próximo ano. “Temos diariamente uma média de três óbitos na cidade e o nosso grande problema é justamente em relação ao espaço, mas que será resolvido com a entrega do cemitério vertical prevista para 2019. Serão três andares com 2.700 gavetas funerárias e 1.512 nichos mortuários, além de seis capelas”, detalhou o administrador.