Escritora conversa com estudantes na Flim - Foto: Clarildo Menezes

A escritora Roseana Murray apresentou algumas de suas poesias para a plateia que esteve na Tenda Café Literário na tarde desta quarta-feira, 31/10. Entre eles: alunos do 4° e 5° anos da E. M. Carlos Magno Legentil de Mattos. Com mais de 100 livros publicados e no auge de seus 67 anos, a autora conta com obras para todas as idades (infantil, juvenil e adulto), mas optou por apresentar na FLIM, que acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), alguns trabalhos feitos especialmente para a criançada: “Coração à Deriva” e “Abecedário Poético de Frutas”, que considera como seus preferidos, ao lado de “Manual da delicadeza”.

“A poesia me escolheu. Não fui eu que escolhi a poesia e digo isso porque essa é a linguagem onde eu me comunico melhor. Em tudo coloco poesia e talento. Quando eu escrevo para a criança, a única diferença é que eu tento focar mais no universo delas, privilegiando o lúdico e a brincadeira. Jamais subestimo a inteligência da criança”, contou Roseana, que lançou sua primeira obra em 1980, ou seja, há quase 40 anos.

Aluna do 5º ano da E.M Carlos Magno, Catarina Santos Kalu (10 anos) foi convidada ao palco para ajudar a escritora na leitura de uma de suas poesias. “Eu não conhecia a autora não, mas gostei da poesia dela. A do abacate foi a que eu mais gostei, mesmo não gostando muito de abacate e nem de escrever”, admitiu a menina.

Após a leitura das poesias, os convidados puderam fazer perguntas à Roseana Murray. Ela explicou que a poesia move as emoções das pessoas através das vivências usadas como inspiração. “Uma feira de livros é o ápice de um trabalho. Se você trabalhou o ano inteiro com leitura é justo que tenha um momento muito festivo no final. Quando não se trabalha com leitura, não adianta de nada. A feira se torna só um evento”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here