Aulas de capoeira para alunos de escolas municipais na Flim - Foto: Elsson Campos

A escola Abadá Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte capoeira) realizou uma oficina direcionada às crianças na manhã desta quinta-feira (01/11) durante a 4ª edição da Festa Literária de Marica (FLIM).

Comandada pelo graduado Wallace Lima, que é cabo do 12º BPM, na oficina, com duração de 30 minutos, as crianças conheceram na prática as técnicas e os trabalhos lúdicos desenvolvidos pelo projeto Humildade, que está presente em dez escolas de Tempo Integral, atendendo 620 alunos, de 3 a 17 anos.

O graduado destacou a importância do projeto. “Iniciamos em agosto desse ano com objetivo de aproximar as crianças da corporação. Mostrando que o policial deve ser visto como um amigo. Mas, o projeto foi além, já tivemos relatos de pais e professores que os alunos melhoram comportamento e disciplina por causa das nossas aulas. E isso é maravilhoso”, destacou Wallace. Para o professor, a capoeira funciona como ferramenta de inclusão social abrindo portas para conhecer novas culturas. “Há também a possibilidade de abertura de vagas no mercado de emprego, a oportunidade de viajar e trocar conhecimento com outras pessoas”, acrescentou.

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, prestigiou a realização da oficina e frisou a importância da capoeira para o desenvolvimento das crianças. “É uma arte que trabalha nossas raízes afrodescendentes agregando valores como disciplina, flexibilidade e, principalmente, a cooperação desde cedo”, declarou a secretária.

Moradora do bairro São José de Imbassaí, a aluna do 2º ano da E. M. Profª Dirce Marinho Gomes, Isabel Ferreira, de 7 anos, participou da oficina e repetiu os movimentos repassados pelo professor. “Eu adorei jogar capoeira porque mexe com todo corpo. Eu adoro me movimentar”, destacou a aluna.

Já o aluno Raphael dos Santos, de 5 anos, do Pré II da E. M. Romilda Nunes Linda nunca tinha participado de uma atividade de capoeira e ficou encantado. “Adorei porque gosto de pular. Quero fazer mais aula assim”, falou o pequeno.

Para a diretora E. M. Profª Dirce Marinho Gomes, Carina Moura, a capoeira é um excelente instrumento de ensino. “De forma natural, ela transmite valores como assiduidade, disciplina e comportamento, além de ser uma arte genuinamente brasileira, que representa a nossa história”, concluiu.