Macrodrenagem em São José do Imbassaí - Foto: Elsson Campos

A obra que mais chamou a atenção em Maricá nos últimos quinze dias foi também a última a começar. Iniciada na última segunda-feira (29/10), a macrodrenagem que vai escoar até o canal do Marine o acúmulo de águas pluviais vindas da Estrada Joaquim Afonso Viana (antiga Estrada da Cachoeira), em São José de Imbassaí, provocou um desvio na altura do quilômetro 22 da rodovia RJ-106, devido à magnitude da intervenção. A antiga galeria está sendo substituída por estruturas pré-moldadas de concreto medindo 4 metros de largura por dois de altura. Na etapa seguinte, após cruzar a rodovia, a rede seguirá pelo acostamento no sentido Tribobó com manilhas de 1,5 metro para depois entrar pela Estrada Joaquim Afonso Viana, agora com tubos de 1,2 metro até a altura da Rua Dez.

Ao final da implantação das galerias, as estruturas vão seguir o curso beirando a Avenida Marajó até a altura da Estrada Real de Maricá, onde a pequena ponte sobre o canal será retirada para dar lugar a uma nova passagem para a via. A Secretaria de Obras informou ainda que, em seguida, terá início a urbanização de ambas as vias (Avenida Marajó e Estrada Real) até a entrada do condomínio Bosque de Itapeba, o que vai consolidar um corredor alternativo de trânsito de aproximadamente dez quilômetros entre o loteamento Manu Manuela e o Centro da cidade, terminando na ponte da Mumbuca.

Em Itaipuaçu, outra obra que começou com uma macrodrenagem há cerca de quatro anos está perto de terminar. Falta somente um quilômetro para que a urbanização da Avenida Jardel Filho seja concluída no trecho entre a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e a Avenida Carlos Marighella, que já foi pavimentado até a altura da Rua Araci Félix. Dali em diante, parte da via em direção ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do bairro recebeu meio-fio pré-moldado e a parte final está tendo o solo preparado. Uma equipe da Secretaria de Obras de Maricá prepara novas calçadas no trecho recém-asfaltado da avenida.

A instalação das estruturas para escoamento das águas, naquilo que se considera uma das maiores intervenções em infraestrutura já realizadas no município, começou em outubro de 2014 próximo ao ponto de desague e foi seguida pela urbanização da Avenida Jardel Filho e também de suas ruas transversais, beneficiando inicialmente 70 ruas na primeira etapa. O mesmo procedimento será adotado na parte final em 24 ruas. O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões referentes à contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu.

Mais próximo ao Centro, ruas do bairro de Itapeba voltaram a receber pavimentação nos últimos dias. Uma das últimas a ser beneficiada foi a Rua Euclides José Pires, que recebeu massa asfáltica em metade de sua extensão de aproximadamente 300 metros. Outras vias do entorno como a Valdemiro e a 28 de Outubro também serão asfaltadas até os primeiros dias do mês que vem. As intervenções de urbanização no bairro começaram em abril pelo trecho final da Rua Cecílio Rodrigues de Souza. Na ocasião, as equipes colocaram meio-fio pré-moldado e prepararam o solo nas vias que agora recebem a pavimentação. Em junho, foi a vez das ruas José Chiarelli (antiga Rua B), F, José Floriano Pires e Antônio José da Cruz (antiga A).