Espraiado de Portas Abertas - Foto: Katito Carvalho

A edição do projeto “Espraiado de Portas Abertas” do último domingo (14/10) teve o aipim como base para a confecção de diferentes pratos servidos pelos bares, restaurantes, sítios e pousadas situados ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado. Realizado pela Associação de Moradores e Amigos do Espraiado (AMA), em parceria com a Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, o evento contou com diversas atrações.

Ao longo do dia, os visitantes conheceram a Feira de Artesanato de Maricá da Secretaria de Turismo (Feirarte), a tapeçaria do Espraiado e o melhor da música popular brasileira com a apresentação de cantores locais como Edy Baiano; Leandra Robledo e Raul Brito; Ricardo Pop; Thiago Dantas; Célio Renato; Leandro Brunno; Ronaldo Valentim; Leco Carvalho; Sidney Santos; Lucas Roberto; Hannah Braga e Lucas Cruz; e Marianna Cunha.

O professor de Educação Física Daniel Kanu, de 39 anos, aprovou a iniciativa e convidou os amigos. “Este é um lugar que respira saúde, paz e socialização, que é o que a gente precisa. Na primeira vez que estive aqui, foi por acaso, estava passando e acabei descobrindo o evento. Apoio totalmente e procuro sempre trazer outras pessoas para conhecer”, contou.

Praticante de corrida de montanha, a advogada Sônia Rodrigues, de 60 anos, ficou encantada com a possibilidade de aliar gastronomia e a prática esportiva. “O local é lindo, as fazendas e bares onde servem as comidas são ambientes extremamente familiares, eu adorei”.

Atual presidente da AMA, Alessandro Souza, lembrou o início do projeto e comentou sobre os benefícios trazidos ao longo dos anos. “O Espraiado de Portas abertas completará 10 anos em dezembro, e ele é importante porque dá uma visibilidade muito grande para a região. Esta é uma área muito bonita, a prefeitura tem dado todo apoio e estas atividades estão ajudando a despertar o interesse das pessoas”, revelou.

Proprietária do Espaço de Eventos Alto Espraiado, Adriana Souza falou sobre a importância do desenvolvimento do turismo rural na região, que tem muitas atividades e equipamentos que podem ser explorados neste sentido. “O Espraiado é um espaço que tem cachoeira, área verde para caminhada, trilha, produtores locais e comerciantes que podem fazer deste bairro um atrativo turístico”, afirmou.