Urbanização no acesso ao Bosque de Itapeba - Foto: Marcos Fabricio

Duas áreas próximas que ficam às margens da rodovia RJ-106, na altura do quilômetro 23, vêm recebendo intervenções da Prefeitura de Maricá nos últimos dias. A maior delas é no loteamento Don Felippe, onde foi finalizada uma ação de drenagem para impedir uma série de alagamentos que prejudicavam a circulação de pessoas e veículos na localidade. A nova tubulação escoa a água das chuvas para o canal do corre ao lado.

A próxima etapa, prevista para os próximos dias, é a pavimentação do trecho da Estrada do Retiro onde a obra foi realizada. Para quem vive na região, os primeiros resultados da drenagem já são visíveis. “Aqui empoçava muita água sempre que chovia, exatamente onde fizeram essa caixa de passagem, mas agora não enche mais”, contou o balconista Davi de Souza Ribeiro, de 19 anos, que mora no Retiro e trabalha numa padaria em frente ao local onde os tubos foram colocados.

Há cerca de 100 metros do local, mas na pista oposta da rodovia, operários da Secretaria de Obras retiraram o piso de peças sextavadas na entrada do condomínio Bosque de Itapeba. O local recebeu peças novas de meio-fio e uma nova base para o abrigo de ônibus com postes de iluminação específicos. As duas faixas de rolamento deverão receber asfaltamento também até o fim do mês. Ainda segundo a secretaria, o trecho da Estrada Real de Maricá entre o condomínio e o canal do Marine será o próximo a passar por melhorias, que incluem drenagem e pavimentação, que vai tornar a via inteiramente asfaltada desde a Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos) até a ponte da Mumbuca. As obras devem começar nos próximos meses.

Amendoeiras – Perto dali, segue a todo vapor a urbanização da Lagoa das Amendoeiras, em São José de Imbassaí. Homens e máquinas atuam na terraplanagem da Rua Mário Leve no parte próxima à lagoa, enquanto o trecho às margens do desague do Canal da Costa recebe peças de meio-fio. Neste ponto, a intervenção vai chegar até a esquina da Estrada Real, próximo à capela de São José.