Alunos se divertem com game Simarito e aprendem sobre as regras do trânsito - Foto: Clarildo Menezes

Cerca de 20 alunos do primeiro ano da Escola Municipal Alfredo Nicolau, localizada no Marquês, estiveram nesta quarta-feira (19/09) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, para participar das atividades da Semana Nacional do Trânsito. Estima-se que o evento, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, receba até o final da ação, no dia 25/09, cerca de 35 escolas, entre municipais e particulares.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima, todos os alunos das escolas que participam da ação recebem um material de atividades que inclui uma revistinha Coquetel para colorir e em seguida são apresentados ao game do Simarito, mascote da Campanha Basta de Acidentes.

“Esse material é individual e as crianças podem levar pra casa. Após essa atividade os alunos fazem um lanche e na sequência são divididos em dois grupos. Um grupo, orientado pela Guarda Municipal, segue para uma vivência no trânsito, enquanto o outro grupo segue para a apresentação do game Simarito e depois eles trocam”, afirmou Raquel. “A ideia é que ninguém fique parado. Ao final da ação fazemos uma foto oficial com todos os participantes e cada aluno recebe uma CNH Mirim (Carteira Nacional de Habilitação mirim)”, disse a coordenadora.

Ainda segundo Raquel, a ação não termina na praça. “Contamos com uma parceria do projeto Maricá+Verde, da Secretaria de Cidade Sustentável, da qual, o professor de cada escola poderá levar uma das mudas disponíveis e posteriormente realizar em sua escola, com os alunos, o devido plantio e nos envia a foto”, explicou.

Para Gleice Gentil, diretora adjunta da escola Alfredo Nicolau, proporcionar aos alunos da rede municipal a participação em um evento a respeito da Semana Nacional do Trânsito é fundamental para a formação de motoristas conscientes.

“Nossa escola é uma escola de bairro e, por isso, muitas dessas crianças não possuem esse convívio com o Centro da cidade, com o dia a dia de um trânsito com movimentação de carros, com semáforos, então, elas tem pouca informação”, analisou Gleice. “Eles são muito curiosos sobre a cidade, como devem se comportar no trânsito, como funcionam as leis e por isso essa atividade é tão importante. Vai agregar muito para o conhecimento deles. Eles acompanham na prática como é o trânsito. É muito mais didático que qualquer aula teórica dentro de uma sala de aula”, avaliou a diretora.

A aluna Talita Victória, de 6 anos, ficou animada com o game do Simarito. “Eu já joguei seis vezes e achei muito legal, principalmente quando ele pula”, disse sorridente. Já o pequeno Pedro Pedrosa, de 6 anos, também aprovou o game. “Já tenho um monte de joguinhos em casa, mas gostei muito do Simarito. Vou pedir para o meu pai colocar no celular dele”, afirmou Pedro enquanto esperava para jogar pela terceira vez.

A inspetora de trânsito Liana Borges, ressaltou que realizar ações de educação no trânsito para crianças é fundamental. “É muito importante iniciarmos o processo de educação no trânsito com crianças para que elas se tornem adultos mais conscientes”, afirmou Liana. “Nosso trabalho é de fiscalização, mas em atividades como as de hoje nosso intuito é somente educar. E, o mais interessante é que essas crianças, posteriormente, vão cobrar dos pais tudo o que elas viram e aprenderam aqui. Ano passado, por exemplo, fizemos uma ação semelhante e até hoje quando alguns daqueles jovens me encontram nas ruas falam que os pais aprenderam com eles a respeitar mais as regras do trânsito”, comemorou.