Alunos da EM Carlos Magno Legentil de Matos participaram da limpeza na lagoa de Araçatiba - Foto: Fernando Silva

Mais uma ação do projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, foi realizado nesta sexta-feira (31/08) na orla de Araçatiba. Cerca de 50 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, recolheram uma quantidade de micro lixo à beira do espelho d’água, composta na maioria por materiais plásticos. As crianças com idade entre 6 e 7 anos também plantaram mudas de araçá.

A alegria dos pequenos na hora da limpeza era visível. Lucas da Conceição, que tem 7 anos e mora no Centro, não parava de contar o que havia conseguido. “Estou recolhendo coisa à beça”, garantiu ele, mostrando restos de copos e embalagens que havia retirado da orla. Para a colega Tsade Chagas Soares, também encontrou plásticos boiando na água. “É bom tirar porque cuida dos peixes, das garças que têm aqui”, justificou a aluna de 6 anos, moradora da Mumbuca.

A diretora da unidade disse que a ação é importante não apenas por trazer consciência ambiental às crianças. “Além de preservar a natureza e fazê-los entender que não pode sujar, é uma oportunidade de sair da escola e pôr a mão na massa mesmo. Eles ficaram bem empolgados”, relatou Simone Maldonado.

O professor Álvaro Melo, que é um dos coordenadores do projeto, visitou a escola nesta semana como preparação para a ação e falou também do entusiasmo já em sala de aula. “Eles se surpreendem com a possibilidade de poder contribuir com a preservação apenas não jogando lixo na rua, querem mesmo participar”, relatou. No final, o secretário Júlio Carolino conversou com os alunos para reforçar a mensagem de preservação. “O que tem que lembrar sempre é isso, que é importante limpar e cuidar da lagoa, que é um grande berçário de peixes”, reiterou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here