Competição acontece no próximo domingo na restinga - Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde de Maricá, em parceria com a diretoria do Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COUFRJ), irá apoiar a realização da 5ª Etapa do XXV Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro, na restinga de Itaipuaçu, no próximo domingo (19/08), das 8h às 15h.

O campeonato reúne atividade física e trabalho intelectual, utilizando a própria natureza como campo de jogo. Os participantes precisam passar por pontos de controle demarcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola. Como a atividade precisa ser realizada em espaço aberto, possibilitando que os participantes interajam diretamente com a natureza, o local escolhido para esta etapa foi a restinga, com terreno propício a esse tipo de atividade. Os participantes serão divididos por sexo, idade e grau de dificuldade e também terá um divertido “Percurso Kids” para as crianças.

Orientação

Originada na Suécia em 1918, a Orientação logo se espalhou aos países nórdicos. Aproximadamente 350 mil pessoas praticam a atividade, filiados a cinco mil clubes espalhados por 30 países nos cinco continentes. Na Suécia, desde 1942 este esporte é matéria obrigatória na escola, embora no Brasil tenha chegado por outros objetivos. Na década de 70 as Forças Armadas perceberam as vantagens do esporte para o treinamento militar, adotando-o como matéria curricular desde 1974 na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

Serviço

5ª Etapa do XXV Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro

Inscrições podem ser realizadas no link http://www.forj.org.br/inscricoes

Local: Avenida Beira Mar, 2-94, Itaipuaçu

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here