Atividades esportivas e de saúde na Arena Flamengo - Foto: Fernando Silva

Quem passou pelo Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, também conhecido como Arena Flamengo, na manhã do último sábado (11/08) pode participar do encerramento da 1ª Semana da Juventude, promovida pela Secretaria de Economia Solidária, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude.

A ação ofereceu palestras com atletas profissionais do município em diversas modalidades, oficina de tiro com arco, show musical com a Banda Cult e diversos serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacinação, distribuição de preservativos e a presença da unidade móvel da saúde bucal, com orientações e tratamento dentário. O evento contou com a participação de diversas secretarias do governo, entre elas, Geral e de Governo, Educação, Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Cultura, Esportes, Trabalho, além da Coordenadoria de Assuntos Religiosos.

As oficinas e palestras contaram com as participações dos atletas Frank Corrêa e Chris Kalle (surf), Victinho e Paulinho (dupla de futevôlei), Gabriel Mataruna (tênis de mesa), Pedro Tatuí (natação), Isabelle Macedo e Kadu Muniz (karatê), Ana Luísa Caetano e Marcos d’Almeida (tiro com arco), além da comissão técnica e alguns jogadores do Maricá Futebol Clube. Houve também as apresentações do Kung fu com a Associação Garra de Águia Maricá do Mestre Paulo Sales e de karatê com a Associação Rio de Janeiro de Karatê Shotokan.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Mariana Mello, Maricá é um celeiro de atletas em diversas modalidades e esse evento é essencial para mostrar, principalmente aos jovens, o poder transformador do esporte. “Temos que incentivar e investir na prática esportiva que nos prova ser um excelente caminho para o resgate da cidadania e desenvolvimento social dos jovens”, afirmou.

Com 19 anos, a carateca Isabelle Macedo, que acumula títulos como o de campeã mundial na Irlanda (2016) e o Pan-americano na Argentina (2015), falou sobre as oportunidades que se abriram com sua dedicação ao esporte. “Certamente, nunca poderia ir a esses lugares, viajar, conhecer novas culturas se não fosse por meio do esporte, que sempre foi a base da minha vida. Além do que, participar de competições nos faz ter respeito ao próximo e a ter disciplina que são valores essenciais para ser uma pessoa do bem”, confessou a atleta que também prática judô.

O motorista Gilberto Pimentel, de 62 anos, passou para conferir a programação oferecida e aproveitou para atualizar seu cartão de vacinação. “Esse evento é sensacional. Palestras bem interessantes e ainda mais nos permitindo ficar de bem com a saúde”, afirmou o idoso, que aproveitou para aferir sua pressão arterial, realizar o teste de glicose e tomar as vacinas contra Hepatite B e antitetânica.

A moradora do Condado, Fernanda Correia, de 41 anos, aproveitou que foi levar sua filha Emanuelle de Oliveira, de 8 anos, para a aula gratuita de natação no complexo e fez uma visita ao serviço móvel de saúde bucal. “Não podia perder essa oportunidade para conferir se está tudo bem comigo e também com a minha filha. Muito legal esse tipo de evento num sábado quando temos mais tempo para cuidarmos da nossa saúde”, destacou.

A programação da Semana da Juventude teve início no dia 04/08 e contou com diversos encontros para debater as políticas públicas direcionadas aos jovens, cultura urbana e mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here