Arraiá de Maricá esse ano será virtual com lives transmitidas pelas redes sociais da prefeitura - Foto: Katito Carvalho

“Esse é o melhor arraiá da cidade!” Era o que mais diziam moradores e turistas enquanto se divertiam no último fim de semana do “2º Arraiá de Maricá”, que pela primeira vez foi realizado na Praça Tiradentes, as margens da Lagoa de Araçatiba. Com decoração e comidas típicas, uma grande fogueira, igrejinha e apresentação de quadrilhas, as três noites de festa contaram ainda com a animação e o talento da Sinfônica Ambulante, além de grandes shows de música com artistas locais e nacionais.

Na sexta (27/07), quem abriu a festa foi a cantora, Prata da Casa, Moniquinha Ângelo. A “rainha do forronejo” no melhor estilo Maria Bonita não deixou ninguém parado e fez todo mundo dançar ao som de grandes sucessos da moda caipira. Quem também agitou a noite foi a quadrilha profissional de São João de Meriti “Geração de Ouro” e a tradicional quadrilha da Mió Idade formada pelos idosos assistidos pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade.

“Isso aqui está muito bom. Recomendo o Arraiá de Maricá para todos os seus amigos. A festa está linda e a segurança de parabéns. Só tenho elogios, inclusive está super aprovada a iniciativa de fazer esse evento aqui em Araçatiba”, disse Fábio Luiz, de 54 anos, acompanhado da esposa Marlene Ferreira, de 49 anos, e da filha Diana Ferreira, de 11 anos, moradores do bairro.

As amigas Jocelir Paiva e Sônia Rosa, ambas moradoras do Centro, afirmaram que o Arraiá em Araçatiba já é a melhor festa caipira que Maricá já teve. “Está tudo maravilhoso. Araçatiba está linda. Não quero mais ir embora”, disse Jocelir. “Estou adorando tudo. O pessoal da quadrilha da Mió Idade é maravilhoso. Que animação”, elogiou Rosa.

A grande atração da noite de sábado (28) foi a cantora paraibana Lucy Alves, que transformou a orla em um grande ‘arrasta-pé’ com um repertório de canções nordestinas tradicionais e composições de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Em sua segunda apresentação na cidade – ela esteve no Arraiá de 2017 –, Lucy abriu o show com a frase “Olha eu aqui de novo!”, já levantando a plateia. Na abertura dos trabalhos, a quadrilha profissional carioca Vlá animou o público na rua antes de mais uma apresentação da Sinfônica Ambulante e seu tradicional arrastão.

Para a professora Tânia Volino, que dançava bastante na noite de sábado, o mais atraente é o clima familiar da festa. “Tenho participado dos outros eventos aqui e o clima é sempre esse. Faço muita propaganda do que acontece na cidade porque creio que quem não é daqui não tem a mesma oportunidade de lazer, que é importante sobretudo para as crianças por causa da explosão de cultura que as festas oferecem”, ponderou ela, que mora em Araçatiba há 18 anos.

Já no clima de despedida do domingo (29/07), a Sinfônica Ambulante se apresentou mais cedo e, ao final de mais um arrastão no melhor estilo carnavalesco, os seguidores estavam pedindo mais. Além da animação, outra marca do 2º Arraiá de Maricá foi a presença de famílias inteiras, como a do fisioterapeuta Lailson Farias, de 42 anos, que foi à orla de Araçatiba com a esposa, a enfermeira Camila Batista, de 35 anos. Os filhos do casal, Pedro Lucas (de 3 anos) e Giovana (de apenas 7 meses), foram vestidos a caráter para se despedir da festa. “Só consegui vir hoje por causa de outros compromissos, mas está tudo muito bonito”, disse ele, que mora no Flamengo.

Vinda de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, a quadrilha Paz e Amor e Favo de Mel encantou a plateia misturando e ambientando no Nordeste histórias clássicas como a de Romeu e Julieta. Em seguida, o Bonde do Forró incendiou a orla de Araçatiba. O público cantou e dançou sem parar ao som da banda comandada pelos vocalistas Juliana e Lauro. O destaque foi o dueto dos cantores no clássico brega “Não Se Vá”, consagrado com a dupla Jane e Herondy.

Na sua avaliação desta segunda edição do Arraiá, o secretário de Turismo Robson Dutra acredita que é um evento consolidado para a população. “Fizemos no Centro da cidade no ano passado e conseguimos já inserir no calendário oficial, e queremos mais novidades no ano que vem. É importante também manter o caráter de circulação pelos bairros e com a estrutura grande como a daqui, pois muitas vezes o morador não tem condições de sair de onde vive para curtir a festa. Então a gente leva a festa até ele com tudo a que tem direito”, frisou o secretário.