Cerca de 700 pessoas receberam vacinas de antitetânica, hepatite B, HPV, gripe e tríplice viral - Foto: Clarildo Menezes

Preocupada com a saúde de seus funcionários, principalmente os que atuam na limpeza das ruas da cidade, a Secretaria de Conservação promoveu nesta quinta-feira (26/07) uma campanha de vacinação. A ação envolvendo também equipes da Saúde aconteceu na sede da empresa que presta serviços de limpeza para o município, em São José do Imbassaí. Os cerca de 700 trabalhadores da pasta receberam aproximadamente 2.500 doses das vacinas antitetânica, hepatite B, HPV, gripe e tríplice viral (contra o sarampo).

Durante a ação, que começou no período da manhã e terminou no fim do dia, o secretário de Conservação, Adelso Pereira esteve também no local para se imunizar. “Temos o pessoal da coleta de lixo, da varrição e os que capinam e vivem diretamente em contato com a mata. É importante esse trabalho de hoje porque estamos prevenindo doenças que podem desfalcar a nossa equipe”, afirmou o secretário.

Responsável pela campanha na sede da empresa, a técnica de segurança Patrícia Guimarães disse que a iniciativa é fundamental para proteger seus colaboradores durante a jornada de trabalho, uma vez que ficam expostos a materiais cortantes e contaminados. “Poucas pessoas sabem, mas se um profissional contrai tétano, a doença é perigosa. E eles [os profissionais] tem exposição direta fazendo serviços de poda de capim”, disse. “Muitos atrelam o tétano ao ferro, mas a bactéria está presente na sujeira e na terra. Então, para não perdermos um funcionário durante um período de três a cinco dias devido a doenças preferimos prevenir a remediar”, argumentou.

Atuando na varrição das vias da cidade, Natália Morete, de 24 anos, ressaltou a importância da vacinação. “É bom que a pessoa fica em dia com a cartela de vacinação, porque senão for assim, ela não procura um posto de saúde e fica enrolando”, disse. Também desempenhando serviços de limpeza das ruas, Paulo Sérgio salientou o cuidado que o governo municipal tem com seus funcionários. “É uma boa a Prefeitura fazer isso, porque assim se evita problemas. Nós mexemos muito com lixo e isso pode prejudicar a nossa saúde”, completou. Assim como seu colega de trabalho, Leonardo Santos também parabenizou a ação da Prefeitura na sede da empresa. “Isso facilitou. Dependendo da região na qual que a pessoa more, ela acaba perdendo o dia de trabalho. Isso aqui é um adianto”, avaliou. A logística da operação incluiu o transporte das equipes que atuam nas áreas de Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé por ônibus da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT).