A Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro, no Esporte Clube Maricá (Centro), foi o palco de abertura da segunda edição do Festival Internacional da Utopia. O evento, que segue até o dia 22/07 terá mesas de debate, apresentações de dança, teatro, feira literária e feira da Reforma Agrária e shows, teve início com uma solenidade na manhã desta quinta-feira (19/07). O local ficou lotado para a abertura.

De acordo com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o ato de promoção do festival está diretamente ligado ao investimento da administração municipal na formação de uma população com senso crítico e consciência humana. “O fundamento que estamos firmando aqui transforma a sociedade e o mundo, e isso não tem preço. Temos a clareza de quem cumpre todos os ritos, e faz parte da política deste governo consolidar um evento que tem o objetivo de aflorar as utopias”, ressaltou. “Consolidamos o Festival da Utopia na cidade enquanto um elemento que Maricá quer construir para si e para fora. Durante quatro dias teremos aqui pensamentos que se contraditam mas que fundamento, que é a construção de luz, de processos que melhorem a vida humana”, afirmou, lembrando que as experiências vividas em Maricá serão objeto de reflexão em outras cidades graças à interação promovida pelo festival. Fabiano Horta também citou exemplos de processos considerados utópicos no passado, mas que a dinâmica da cidade transformou em realidade, como o programa de Tarifa Zero, símbolo da aplicação do conceito de mobilidade. “Nos orgulhamos de poder levar essa discussão a outras cidades. porque transporte, ir e vir, é um direito da civilidade brasileira”, acrescentou.

Também presente à mesa, o secretário de Economia Solidária Diego Zeidan, falou sobre a sua importância. “A ideia de fazer um festival assim veio durante uma visita à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Ali surgiu o sonho de trazer movimento, conhecimento e troca de experiências para nossa cidade, e é esta utopia que estamos trazendo para Maricá”, lembrou Diego. ” A partir do momento em que começamos a discutir como construir uma cidade melhor, como vencer a desigualdade social que tanto impera na nossa sociedade, quando o povo se agrega a esse debate, nós conseguimos mudar a sociedade”, analisou. “Queremos construir uma utopia onde o povo participe do processo decisório da cidade, que construa uma cidade melhor, que possa vencer as amarras do capitalismo, das injustiças. A utopia serve para fazer a gente caminhar”, completou.

Envolvida no processo de construção do Festival da Utopia (organizado pelas secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Cultura e Economia Solidária), a secretária de Cultura Andrea Cunha se emocionou ao ler a carta que escreveu sobre o evento. “Normalmente, utopia é conhecida como uma coisa distante, algo apenas da ordem da imaginação… Maricá acreditou, todos nós aqui hoje acreditamos que uma sociedade mais igualitária e com instituições políticas e econômicas comprometidas com o bem estar de nossas famílias é possível sim. A cultura é uma das ferramentas de que dispomos para traçarmos este caminho… Serão quatro dias de muita atividade, de intercâmbio cultural, intercâmbio informações e partilhamento”, afirmou Andrea.

O secretário de  Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima (Birigu) falou sobre a necessidade do governo proporcionar espaços de estudo, debate e reflexões para a população. “É importante nós termos uma cidade florida, bem sinalizada e organizada, mas precisamos também de uma cidade onde o povo reflita e participe das decisões. E este é o caráter do Festival da Utopia”, destacou Birigu.

Também participaram da mesa de abertura a primeira dama de Maricá, Rosana Horta; o vereador Marcus Bambam, representando o presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Aldair de Linda; e o representante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joaquín Piñero. O II Festival Internacional da Utopia prossegue hoje com uma programação em vários locais. No Centro, a Praça Orlando de Barros Pimentel recebe a feira literária e a feira da Reforma Agrária, além dos debates na Tenda dos Pensadores. Há programação de teatro e dança no Cineteatro Henfil, de atividades lúdicas para crianças na orla de Araçatiba e muita atividade no Acampamento da Juventude. No local, em São José do Imbassaí, também acontecerão debates sobre temas da atualidade, além de apresentações de filmes, peças de teatro e outras atividades culturais. A entrada é franca, mas para se hospedar no acampamento é preciso fazer uma inscrição no site oficial do festival.