O último fim de semana de Arraiá nos bairros terminou com chave de ouro. As festas, realizadas pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, estiveram no Espraiado, em Bambuí (na Praça Lucas Peão) e em Itaipuaçu (na Praça da 70) e contaram com show de Edinho Manhoso, Bruno Fortes, Jean e Juliano, Betinho Bahia e Ismayer Alves, Banda Cheiro da Cor, Trio Espírito Santo, Forró Brasil, Moniquinha Angelo, Givan e Junio e Banda Quinta Essência, além das quadrilhas profissionais Beija-flor, Vlá, Raio de Sol e também dos idosos da Secretaria da Terceira Idade, a “Quadrilha da Mió Idade”.

Muitas famílias participaram dos festejos levando as crianças para brincarem livres, aproveitando para comer os mais deliciosos pratos juninos, vendidos nas dezenas de barraquinhas de comidas típicas. Para Simone Rodrigues, o marido Ézio e a filha Ivy, a festa é um acerto da Prefeitura.  “A gestão do prefeito está nos oferecendo o que há muito tempo não tínhamos. Faço questão de parabenizar o que a Prefeitura faz. Eu e minha família sempre participamos das festas na cidade e é tudo muito bom”, disse.

Outro destaque na noite de sábado de Bambuí foi a Quadrilha Junina Beija-flor, que fez uma bela apresentação sobre o mundo do mal e do bem, a dualidade desses mundos e os anjos bons e maus. A integrante Raiane Costa, que estava interpretando a ‘palhaça macabra’, destacou o que é primordial para eles continuarem nesta trajetória do mundo junino.

“Faço parte do mundo junino há 10 anos e este é o primeiro da quadrilha Beija-flor. Nossa intenção foi de reunir integrantes de outras quadrilhas numa só, trazendo para a nossa comunidade também as pessoas que moram na mesma localidade, reavivando a cultura do São João. Ficamos muito felizes com os aplausos e agradecemos a oportunidade que a Prefeitura nos deu para mostrarmos o nosso trabalho realizado com muita dedicação”, concluiu.

O Secretário de Turismo, Robson Dutra, percorreu os bairros com festejos do final de semana e destacou o trabalho desenvolvido para os moradores e visitantes. “A Prefeitura busca estar mais perto das pessoas, dos moradores e a cada evento realizado notamos que o público presente se modifica e aumenta, trazendo outras pessoas para a nossa cidade”, disse o secretário.

Em Itaipuaçu, uma atividade inusitada chamava atenção de quem passava. Era o teatro na caixinha, chamado de lambe-lambe, com apresentação de cerca de dois minutos. O artista teatral Sérgio Biff, morador de Itaipuaçu, sempre leva para os eventos o seu trabalho de forma com que o teatro na caixa se expanda e mais pessoas conheçam algo que é tão antigo, mas ainda assim, desconhecido.

“Hoje trouxe a representação da casa da Tia Ciata (considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca), onde foi gravado o primeiro samba no Brasil. A ambientação é feita a partir das fotografias da época e os personagens são esculturas retratistas, como as de Donga e Pixinguinha. Somos conhecidos como caixeiros viajantes e procuramos levar cultura onde for”, disse. O artista estará na Orla de Araçatiba durante o 2º Festival Internacional da Utopia, que irá acontecer entre os dias 19/07 e 22/07. O encerramento oficial do arraiá de Maricá será entre os dias 27/07 e 29/07, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com shows de Frank Aguir, Lucy Alves, Bonde do Forró, além de quadrilhas juninas profissionais.