Foram discutidos temas para fortalecimento de políticas em defesa de crianças e adolescentes - Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maricá em parceria com a Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) articularam na última quinta-feira (21/06) uma reunião que envolveu as secretarias de Saúde e Educação, o Conselho Tutelar e a delegada da 82ª DP (Maricá), Carla Tavares.

Na reunião foram discutidas formas de melhorar, fortalecer e ampliar o sistema de notificação compulsória dos casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes no município. Além disso, foi pactuada a criação de um GT (Grupo de Trabalho) para melhoria da ficha de notificação e posterior capacitação dos profissionais da ponta que irão operacionalizar o sistema.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e coordenador geral da Proteção Social do município, Alan Christi propôs ainda que a partir da ampliação o Conselho irá transformar essa pactuação de fluxo em resolução dando legalidade ao processo e que posteriormente os dados colhidos poderão alimentar um observatório sobre a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Também participaram da reunião os secretários Jorge Castor (Assistência Social), Simone Costa (Saúde) e Adriana Luiza (Educação), além dos coordenadores dos conselhos tutelares Jorge Márcio e Martina.