Inscrições acontecem até terça-feira, dia 03/07, na sede da secretaria, no Parque Eldorado

No próximo dia 18/06 começam as inscrições para a 2ª edição do prêmio Novos Pesquisadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações (veja aqui o edital). Destinado aos alunos do Ensino Fundamental, Médio e do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) das redes pública e particular do município, o projeto baseia-se na elaboração de artigos científicos sobre Maricá que serão analisados pelo professor-orientador. As inscrições vão até o dia 2 julho e deverão ser feitas na sede da secretaria.

A novidade desta edição é que os 10 primeiros colocados de cada categoria vão fazer uma apresentação para a banca julgadora composta por professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Secretaria de Educação, além dos profissionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações. A pontuação será definida pelo resultado da nota dos trabalhos elaborados somada à apresentação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio diante do corpo docente. Após esta etapa, os três finalistas de cada categoria serão premiados com notebook.

No ano anterior, como a data do projeto coincidiu com o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos estudantes do 3° ano não se inscreveram no projeto. Agora, a expectativa do secretário da pasta, Sérgio Mesquita, é que mais jovens se envolvam nesta edição. “Ano passado tivemos 40 trabalhos e quase 20 escolas participando. Como neste ano as inscrições estão começando um pouco mais cedo e os estudantes vão poder entregar o trabalho depois do Enem, nós estamos esperando mais participações”, disse o secretário, acrescentando que há um grande interesse dos alunos quando a equipe da secretaria visita as escolas para explicar o regulamento.

O programa tem como objetivo estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica no campo da pesquisa científica, aguçar a curiosidade, criatividade, o interesse e resgate histórico, além do conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos. Cabe ao professor incentivar o levantamento de possíveis problemas ou questões a serem pesquisadas pelos alunos. “O gratificante é ver o empenho da criançada com o apoio dos professores. Ver a emoção dos ganhadores na data da premiação não tem nada igual”, concluiu Sérgio Mesquita.

Cada estudante poderá escrever somente um artigo que deve conter entre 8 e 12 páginas. Para participar, o aluno tem que apresentar o comprovante de matrícula e escolaridade, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência, Termo de Autorização do Uso de Imagem e Voz do Estudante, além do Termo de Autorização do Responsável pelo Estudante e do Termo de Autorização de Cessão de Direitos Autorais, que estão disponíveis nos anexos do edital de abertura do prêmio. Já para o professor-orientador é necessária a cópia da identidade, CPF, Termo de Autorização da Imagem e Voz e o currículo simplificado. A documentação deve ser entregue na sede da secretaria, que fica na Rua Eugênio Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado.

A apresentação dos projetos acontecerá no Cineteatro Henfil, no dia 11 de dezembro, data prevista para a cerimônia de encerramento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here