Francisco Avelino fez a solicitação às 9h30 e antes de 13h ja estava com o alvará em mãos - Foto: Clarildo Menezes

Pouco mais de uma semana após a sua abertura, a Casa do Empreendedor que funciona no novo prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM) já apresenta resultados satisfatórios no atendimento. Um deles foi obtido por um empresário do setor de mídia, que obteve seu alvará de funcionamento no mesmo dia da solicitação, e em menos de quatro horas. Francisco Avelino da Costa Neto, de 41 anos, contou que fez a solicitação às 9h30 e estava com sua autorização nas mãos antes das 13 horas.

Segundo ele, o pedido de funcionamento para micro empreendedor individual (MEI) cumpriu online todas as etapas exigidas até a emissão do alvará, o que incluiu o registro na Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja). “Esta foi a parte mais demorada, mais ou menos uns dez minutos. A tramitação dentro dos órgãos municipais foi praticamente imediata, muito rápida mesmo”, garantiu ele.

O gerente empresarial do espaço, Guilherme Porto, afirmou que o processo ocorreu dentro do esperado. “O mecanismo ocorre quase simultaneamente em todos os setores, como a Fiscalização de Posturas e o Cadastro. Outros empreendedores também saíram satisfeitos com o resultado”, disse ele. O setor atendeu um total de 276 solicitações como esta desde o último dia 03/05, quando o prédio foi inaugurado.

O prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM) fica na Rua Álvares de Castro, 2525, no Centro, próximo à Prefeitura. O local concentra o atendimento aos munícipes em serviços como a Ouvidoria, o Procon, o Plantão Fiscal, o Atendimento Empresarial, a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), o Sine, o Sebrae e a Casa do Empreendedor.