Rua 49, em Jacaroá - Foto: Marcos Fabricio

O bairro de Jacaroá, um dos mais aprazíveis da região do Centro de Maricá, foi o que mais recebeu intervenção da Secretaria de Obras nos últimos dias. As equipes trabalharam na pavimentação das ruas 34, 48, 49, 47 e 52. Foram utilizados 30 caminhões com aproximadamente 19 toneladas de pedra e pó de pedra, materiais utilizados como base para a aplicação da massa asfáltica, além de uma motoniveladora (patrol), acabadora e rolo compactador com pneu liso. Foram necessários ainda aproximadamente 60 paletes para colocação de meio-fio.

Outra grande ação de pavimentação ocorreu em Itaipuaçu, na localidade do Jardim Atlântico Leste. As equipes atuam nas quadras entre a Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) e a Rua 32 e, nesta segunda-feira (07/05), aplicaram massa asfáltica nas ruas 80, Abrahão Tavares de Moraes (antiga 79) e Manoel Camilo da Silva (antiga 78), além de preparar as ruas 81 e 82 também para a modernização.

De acordo com a secretaria, o cronograma prevê a pavimentação de todas as vinte ruas da parte leste do loteamento, entre a 67 e a Nossa Senhora da Conceição (antiga 86). Após a primeira etapa da antiga Avenida Dois (atual Avenida Jardel Filho) até a Rua 32 (esta incluída no roteiro), as equipes irão avançando até fechar a área na altura da Rua Governador Leonel Brizola (antiga 35). As obras vão seguir de acordo com as condições do tempo, e as que ainda não receberem asfalto vão passar por uma manutenção preventiva, para garantir a passagem de pedestres e veículos.

Em Guaratiba, a Secretaria de Obras deu início também à construção do calçadão que beira a Avenida Maysa. Com 3 metros de largura e 15 km de extensão, a partir da descida da ponte que liga Barra de Maricá a Cordeirinho, a nova estrutura já tem cerca de 2,5 mil metros quadrados de área construída e está sendo preparada para dar acessibilidade aos deficientes visuais.

Na fase de preparação foi posta uma camada com 10 cm de reaterro (barro) e 8 cm de pó de pedra para formar a base dos intertravados (como são chamados os tijolos do calçadão). A nova estrutura é composta também por dois recuos de estacionamentos com capacidade para 10 carros. Ao todo, o espaço tem 60 metros de comprimento com extensão de 5m² por vaga.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here