Festa da Pesca em Itaipuaçu - Foto: Katito Carvalho

A 46º Festa da Pesca, organizada pelo Gaivotas Clube de Pesca de Itaipuaçu com o apoio da Secretaria de Turismo, agitou a Praia de Itaipuaçu no último fim de semana (05 e 06/05). O evento ocupou 2.520 metros da extensão da praia com 84 equipes inscritas entre trincas e avulsos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Guarujá e Santos.

Avaliados nas categorias Geral, Clubes, Avulso, Masculino, Feminino, Juvenil, Máster, Sênior e maior peça (peso), os participantes obedeceram o tamanho mínimo de captura definido pela tabela em vigor do Ibama. “Congregamos todos os atletas federados e avulsos, abrindo a festa para todos os pescadores com a intenção de propiciar e divulgar este esporte que é, na minha opinião, o melhor de todos. Foi uma prova maravilhosa, que bateu recordes com 2.904 peixes capturados em um total de 275 kg de pescado”, afirmou o presidente da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj), Leonardo Andrade Dias.

Ao lado da família, Patrícia Barros, de 39 anos, veio da Pavuna (RJ) para prestigiar o evento. “Cheguei ontem para ficar na casa de uma amiga e estou achando tudo maravilhoso, estão todos de parabéns por essa festa linda”, disse.

Idealizador do projeto Marola, o sargento do Corpo de Bombeiros Santiago Prata levou seus alunos para participar das atividades da festa e mostrar o que é a iniciativa. “Fomos convidados para curtir a festa e também estamos mostrando que o Marola é um projeto social que ensina noções de prevenção contra afogamentos e primeiros socorros”, explicou Santiago.

Diretor de esporte do Pampo Clube de Pesca (Saquarema), que levou a primeira colocação nas categorias interclubes e sênior; a segunda nas categorias femininas e geral; e a terceira na masculina, Roberto Herz falou sobre o segredo do sucesso. “Participamos desta festa desde a sua primeira edição, a grandiosidade Pampo Clube, que tem vários atletas, nos ajuda a obter tantas vitórias”, pontuou.

A premiação da maior peça ficou com a equipe R9 Branca, que capturou um Baiacu Arara de 1,216 kg. Armazenados no Caminhão do Peixe,  da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, todos os peixes foram doados a instituições filantrópicas após a festa.

A Festa da Pesca também contou com passeio ciclístico, sorteio de brindes, apresentação de street dance e roda de samba do cantor Wagner Mariano acompanhado da Cia As de Ouro, além do concurso Rainha da Pesca, com a participação de 12 jovens. Com 23 anos, Rayssa Ormond foi coroada rainha ao lado das princesas Andreza Clemente, de 22 anos, e Thaís Naiara, de 17 anos. “Sou de Niterói, queria muito ganhar o concurso e vou representar a Festa da Pesca de Maricá com muito carinho”, afirmou Rayssa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here