Roda de conversa sobre autismo no CEM Joana Benedicta Rangel - Foto: Marcos Fabricio

Durante todo o mês de abril, as escolas da rede municipal de ensino estiveram inseridas em atividades como peças teatrais, palestras e rodas de conversa sobre o autismo. A programação, que fez parte da Semana de Conscientização do Autismo, culminou em um encontro entre alunos e pessoas autistas realizado na tarde desta quinta-feira (03/05), no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro).

A convite da professora Lúcia Araújo, que atua na sala de recursos do centro educacional, os estudantes do 6° ano receberam a neuropsicopedagoga e psicomotricista Valéria Lopes Pinhão, que mediou um divertido bate-papo com Raphael Coutinho, de 18 anos; Vinícius Ferreira, de 25 anos e Luan Victor Sales, de 16 anos. Autistas, eles responderam a perguntas sobre carreira, dia a dia e família.

“Nosso objetivo era mostrar para os alunos que os jovens autistas possuem os mesmo interesses que eles. Tenho certeza que todos foram tocados e perceberam o quanto cada um de nós é igual em nossas diferenças”, comentou a gerente de diversidade e inclusão educacional de Maricá, Hellen de Azevedo.

Mãe do convidado Vinícius, Eleonora Lima falou sobre a importância da inclusão de autistas e pessoas com deficiência não apenas em ambientes escolares, mas também no mercado de trabalho. “A inclusão que começa aqui na escola é muito interessante e precisa ser refletida no mercado de trabalho. O meu filho, por exemplo, já tem 25 anos, é independente, cumpre horários, sabe inglês e mesmo assim ainda encontra dificuldade para conseguir uma vaga de emprego. Precisamos que atividades como esta atinjam e sensibilizem também aqueles que contratam e convivem com o diferente no ambiente profissional”, ressaltou.

Aluna no turno da manhã, Letícia Avelino de Sá, de 13 anos, fez questão de participar do evento fazendo a leitura do texto que produziu sobre o autismo. “Vi uma placa sobre a semana de conscientização do autismo no mural que fica no corredor da escola e pedi autorização a diretora para fazer um texto sobre o tema. Minha inspiração vem do meu dia a dia, moro em Inoã e convivo com algumas pessoas autistas que já foram desrespeitadas, por isso resolvi escrever sobre a igualdade”, contou Letícia.

Emocionada com a atividade, Valéria Pinhão falou sobre a experiência. “Participo sempre das atividades da prefeitura, que foi onde trabalhei nos últimos anos, antes de me aposentar. Estes meninos foram atendidos por mim quando eram pequenos, me emociona ver a evolução e o progresso deles. Me senti muito honrada em ter sido convidada pela Secretaria de Educação, encerramos as atividades com o reflexo da inclusão verdadeira, eles sendo as estrelas, os convidados deste grupo de jovens que também tem as suas diferenças”, finalizou.