Aldeia indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí - Foto: Fernando Silva

A Coordenadoria de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Maricá, realizará, dias 08/06 e 15/06, uma ação com índios da Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã), em São José do Imbassaí. A ação, em parceria com alunos de 7º e 8º períodos de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai proporcionar cuidados à saúde bucal de todos os moradores da aldeia.

No dia 08/06, os alunos farão ambientação na aldeia, conhecendo melhor como funciona um local tão diferente da realidade deles e que, ao mesmo tempo, é carente de recursos. Nessa ação, os índios receberão os devidos cuidados para a higiene bucal, sem que precisem ir até o centro da cidade. No dia 15 do mesmo mês, a coordenadoria, os alunos e os índios terão um dia de atividades com orientações sobre a correta higienização bucal, aplicação de flúor e alguns procedimentos que possam ser realizados no local, sem necessidade do ambiente de consultório.

Para a coordenadora Juliana Faísca, essa ação é uma troca com essa nova geração de dentistas que está sendo formada. “Precisamos oferecer aos futuros dentistas uma educação ampla, para que a nova geração de profissionais seja capaz de oferecer um tratamento digno, humanizado e de qualidade a todos os públicos”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here