O Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, recebeu nesta sexta-feira (27/04) a abertura do seminário “Desafios da Comunicação nos Governos Progressistas”. O evento, realizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé com apoio da Prefeitura de Maricá, em dois dias consecutivos, promete reunir jornalistas, escritores, professores da área de comunicação e blogueiros com o intuito de promover trocas de ideais, extração de ensinamentos e a reflexão sobre as experiências em comunicação nos governos.

Entre os palestrantes convidados, presentes na abertura, estiveram o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins; a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli; o editor da Revista Fórum, Renato Rovai; e a coordenadora de Comunicação de Maricá, Izabel Oliveira. A mesa foi mediada pelo presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges.

“O primeiro objetivo desse seminário é participar de todas as lutas pela democratização da comunicação no Brasil. O segundo é fortalecer todas as formas de comunicação alternativa. O terceiro é estudar a comunicação no mundo e o quarto ajudar na formação de novos comunicadores”, explicou Altamiro Borges.

Cada palestrante teve 20 minutos para expor suas ideias e pontos de vista a respeito da comunicação nos governos progressistas. Ao final foi dado ao público, em sua maioria profissionais de comunicação, jornalistas e autoridades locais, a oportunidade de fazer perguntas para os palestrantes.

“A comunicação em governos progressistas é decisiva para que ele seja bem sucedido”, garantiu o primeiro palestrante, Franklin Martins.

“É através da monopolização dos meios de comunicação de massa que elite política determina e molda a sociedade”, alertou a palestrante Renata Mielli, afirmando em seu discurso a necessidade de enxergar a comunicação como um transformador político e não apenas uma forma de divulgar informações.

“Vivemos em um mundo completamente diferente de há 25 anos e isso é um reflexo do avanço tecnológico. A internet não mudou somente o âmbito jornalístico, mudou também a forma como as pessoas vivem e se relacionam. E, sendo assim, comunicação pública não pode ser pensada como a comunicação pública de 15, 10 ou 5 anos atraa”, analisou Renato Rovai durante sua fala.

Última a falar, a coordenadora Izabel Oliveira deatacou os produtos criados pela Comunicação da Prefeitura e a eficiência de cada um deles. “Temos o desafio diário. Esse seminário inclusive está sendo trasmitido em tempo real nas nossas redes sociais”, ressaltou. “A comunicação da Prefeitura de Maricá vem avançando a cada ano. E, há algum tempo começamos a utilizar um modelo de comunicação similar ao de uma agência com jornalistas, fotógrafos, área de criação e uma equipe específica para redes sociais”, detalhou. Izabel destacou ainda o bom relacionamento com a mídia local.

Fabiano Medina, jornalista há 20 anos, que atualmente apresenta o programa “Circulando em Maricá” exibido na web e pelo Canal 10, elogiou a iniciativa. “Nós como profissionais de mídia precisamos nos atualizar o tempo todo e esse seminário é uma ótima oportunidade para reciclarmos e trocarmos experiências. Eu e minha equipe não poderíamos deixar de estar aqui. O evento está muito bom tanto para quem já é jornalista experiente como para quem está começando na profissão”, analisou Fabiano.

O encontro de Maricá é um desdobramento do seminário “Os Desafios da Comunicação nas Administrações Públicas”, realizado em agosto de 2017, em São Luís, no Maranhão, no qual, comunicadores, jornalistas, assessores e parlamentares, entre eles a coordenadora de Comunicação de Maricá, se reuniram para debater a importância dos governos travarem a disputa de ideias em uma sociedade em que o ambiente midiático é fortemente concentrado e monopolizado por interesses privados.

Abaixo veja a programação completa deste sábado (28/04):

9h – “A força da Internet”

– Flávia Lefevre – integrante do Comitê Gestor da Internet (CGI);
– Renato Rovai – escritor, jornalista e editor da revista Fórum;
– Sérgio Amadeu – professor da Universidade Federal do ABC;

14h – “A questão estratégica da comunicação”
– João Feres – coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep) da UERJ e editor do Manchetômetro;
– Laurindo Lalo Leal Filho – jornalista e professor aposentado da USP;
– Altamiro Borges – Centro de Estudos Barão de Itararé;

17h: “A batalha de ideias em um ano de eleições”
– Miguel do Rosário – editor do blog Cafezinho;
– Fernando Brito – editor do blog Tijolaço;