Encontro regional sobre saúde do trabalhador - Foto: Fernando Silva

Realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Metropolitana II.2 (CEREST), que compreende os municípios de Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, o Ciclo de Palestras em Saúde do Trabalhador reuniu empregadores e empregados da área da saúde em amplas discussões que aconteceram nesta terça-feira (24/04), no CIEP Maria do Amparo Rangel de Souza (Centro).

O evento, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Maricá e com a parceria da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT), começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. Em sequência, na mesa de abertura, a secretária de Saúde Simone Costa falou sobre a importância da iniciativa. “É essencial a nossa inclusão nesta ação, que a partir de agora será contínua. O acidente com trabalhadores é um fato que deve ser combatido. Segurança no trabalho não se faz somente com equipamentos, ela também se faz com conhecimento. As pessoas precisam saber seus direitos e deveres ao trabalhar. Os profissionais de saúde, por exemplo, continuam sendo os que mais se contaminam com a hepatite devido a acidentes de trabalho, e precisamos mudar este quadro”, afirmou Simone.

De acordo com a gerente da Saúde do Trabalhador de Maricá, Mara Regina Epiphanio, é preciso abraçar o Abril Verde com dedicação para que as pessoas se lembrem dos milhares de trabalhadores que adoecem, perdem suas vidas ou são mutilados diariamente em ambientes e processos de trabalho que deveriam gerar prazer, e não dor. “Essa reflexão deveria ser uma prática constante. Estamos vivendo um momento em que direitos dos trabalhadores estão sendo ceifados, aumentando o poder patronal sobre estes trabalhadores que sofrem, além dos agravos físicos e psíquicos, assédio moral e institucional”, ressaltou Mara.

Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a presidente da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Rio de Janeiro (CISTT-RJ), Luíza Dantas, destacou o trabalho de militância em saúde. “Esta iniciativa é muito importante, porque traz mais militância para área da Saúde do Trabalhador, em uma época em que o mercado de trabalho está sensível”, disse.

Técnico em Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Niterói e região (SISTNIT), Rogério Ignácio Cardoso convidou os participantes a fazer ginástica laboral e ressaltou que os profissionais da segurança do trabalho encontram algumas dificuldades para trabalhar. “Muitas pessoas vêem a nossa atuação como algo ostensivo, mas nossa função é ensinar, fazer a prevenção de acidentes a todo momento”, finalizou Rogério.

Também estiveram presentes a subsecretária de Saúde de Maricá, Jussara Quintes; a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelly Baquero; a coordenadora administrativa das unidades de Saúde de Maricá, Fernanda Becker; e a coordenadora do CRAS Ponta Negra, Catiucia Pires.

Abril Verde

O movimento, de iniciativa popular, serve para chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A escolha do mês ocorreu em referência ao dia 28 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma trágica explosão no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. O verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde, desta forma, o símbolo da ação é o laço verde.