Diversos serviços foram oferecidos aos moradores de Santa Paula no aniversário da escola - Foto: Marcos Fabricio

A comunidade de Santa Paula participou no último sábado (07/04) de uma grande festa para comemorar os 30 anos da Escola Municipal Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula. Foram oferecidos diversos serviços gratuitos como corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial e glicose, orientação jurídica, horta, inscrição para o casamento comunitário, shows artísticos com o palhaço Farinha e com os músicos Paulo Ernani e Lucas Cruz numa parceria entre as secretarias de Educação, Assistência Social, Agricultura, Cultura e Saúde.

Para a diretora geral da unidade, Aline Guimarães, mais do que educar crianças e adolescentes, a escola serve como ponto estratégico de ligação entre o aluno e a comunidade. “Os moradores jogam bola e realizam eventos como casamentos e aniversários aqui na quadra. Tudo circula pela escola. Temos sempre que fortalecer esse vínculo. Por isso, a importância em comemorar esses 30 anos com cada morador daqui do bairro”, destacou a diretora, acrescentado que a escola atende a 638 alunos da educação Infantil ao nono ano.

A inspetora de alunos Célia Alves de Oliveira, de 56 anos, é a funcionária mais antiga da unidade com 28 anos dedicados à escola. “Comecei como merendeira e servente e, ao longo dos anos, fui aprendendo com cada aluno que passou por aqui. Essa escola faz parte da minha vida e por isso temos muitos motivos para comemorar com a comunidade”, destacou.

A dona de casa Heloísa Rocha, de 61 anos, mora em Santa Paula há mais de 20 anos e para ela é um orgulho participar da festa da escola onde estudou suas três filhas e hoje atende a três netos. “É muito importante celebrar o amor e a educação que são oferecidos ao aluno ao longo desses anos. Sempre podemos participar de tudo que a escola promove e hoje fiz questão de vir fazer sobrancelha e maquiagem”, frisou.

Um dos alunos mais participativos é Gabriel Holzer, de 15 anos. Além de frequentar as aulas do sétimo ano, ele participa das atividades de futebol e handebol do projeto Segundo Tempo, desenvolvido na unidade. “Adoro esse espaço. Passo mais tempo aqui do em minha casa. E hoje não ia ser diferente, porque a escola está oferecendo serviços fundamentais que vão além do dever dela”, explicou o aluno que aproveitou para cortar o cabelo.

Irislândia dos Santos, de 32 anos, fez questão de trazer sua filha Yasmim Gama, de nove anos, para participar do evento. Para a mãe é fundamental a participação de todos alunos em eventos que envolva a escola. “Eventos assim reúnem a população para o bem da escola e isso é essencial no aprendizado dos alunos”. A aluna aproveitou para tornar o sábado mais festivo. “Adorei. Todo dia devia ser de festa. Cortei o cabelo, participei de atividades de pintura, comprei um livro e me diverti com minhas amigas”, disse a aluna do quarto ano.

Presente na comemoração, a secretaria de Educação, Adriana Luiza da Costa, destacou a importância dessa data para a escola. “Hoje é dia de festa e de celebrar o amor. Agradeço a equipe da escola por tanta dedicação e carinho dispensados aos alunos durante esses 30 anos”, concluiu a secretária.