Homenagem aconteceu no Cinema Público Municipal Henfil - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), vinculado à Secretaria de Assistência Social, homenageou, na quarta-feira (28/03), o Dia Internacional da Síndrome de Down, no Cinema Público Henfil. A data é celebrada, mundialmente, no dia 21/03 em alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam três cromossomos número 21.

O evento iniciou com o vídeo que viralizou nas redes sociais. Mães e filhos cantam, juntos, o tema “A thousand Years”, de Christina Perri, e fazem em um sistema de comunicação que combina a linguagem de sinais com a voz falada, o makaton. Após o vídeo, o secretário de Assistência Social, Jorge Castor, adiantou sobre alguns projetos. “Maricá segue uma linha de inclusão. A Assistência Social do município visa fortalecer os valores familiares e oferecer serviços que garantam o direito de toda a população”, declarou. “Nossa próxima meta será construir uma casa de reabilitação voltada para o Transtorno do Espectro Autista e um Centro de Fisioterapia”, adiantou Castor. Segundo a subsecretária da pasta, Laura Maria Vieira da Costa, mais de 200 pessoas lotaram o espaço e se emocionaram com a homenagem.

A comemoração contou profissionais portadores da Síndrome de Down. Primeiro a cantora, Luiza de Paula, emocionou o público. Em seguida, o grupo de dança e teatro “Sociedade Síndrome de Down” (SSD) embalou o público com coreografias de dança de salão e cigana; e com a peça “De volta para o aconchego”. A primeira jornalista com a síndrome, Fernanda Honorato, testemunhou sua garra em sempre aprender mais. “O país deve colaborar com a inclusão, porque podemos fazer muitas coisas, é só nos oferecer oportunidades”, disse Fernanda. A fotógrafa, Yve Caminha, apresentou seus trabalhos nos diversos eventos que trabalha.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here