Calçadão da Av. João Saldanha ganhou nova paisagem, ciclofaixa e terá iluminação em toda via - Foto: Marcos Fabricio

O visual do novo calçadão da Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, foi finalmente revelado nesta terça-feira (03/04), quando foram retirados os tapumes que estavam em toda a extensão do espaço, que tem 1,5 km. Quem passava pela via pôde ver as árvores plantadas e a encosta gramada ao lado da ciclofaixa. Operários da Secretaria de Obras de Maricá dão agora os últimos retoques nos canteiros arborizados e também cuidam da limpeza do local.

Além do impacto visual que se percebe de imediato, a nova área de lazer a convivência do bairro atraiu a atenção de moradores da localidade já no primeiro dia também pela beleza. “Ficou lindo, vou querer caminhar aqui todos os dias”, celebrou a dona de casa Fátima Marins, de 62 anos, nascida e criada na região. Ao lado dela, a secretária Jane Gomes Pereira afirmou que vai fazer mais ainda. “Agora posso andar de patins e skate, como já faço na quadra. Gostei muito, está bem bonito”, classificou ela, que tem 48 anos e mora no bairro há 20.

Próximo à Rua Zero – onde outra parte da calçada está sendo preparada até a altura da rotatória na entrada de Zacarias –, uma família inteira já curtia a tarde no novo calçadão e também aprovou o local. “Estava faltando um lugar assim para nós que vivemos aqui. Agora vou ter de comprar uma bicicleta para andar”, projetou a dona de casa Nelma Marins Moura, de 47 anos, que estava com a filha, nora, netos e um sobrinho, todos moradores da Avenida João Saldanha.

A construção do calçadão começou em meados do ano passado e conta ainda com 50 postes de luz com quatro luminárias cada um. De acordo com o secretário de Obras de Maricá, Renato Machado, a ligação dessa iluminação depende apenas de um reforço na rede elétrica a ser feito pela concessionária de energia Enel. “Estamos dependendo do agendamento da empresa para marcar a inauguração oficial do espaço”, garantiu o secretário.

Outra etapa restante é a pintura do passeio e da sinalização da ciclofaixa, cujo piso foi feito com uma massa de coloração avermelhada através do uso de um pigmento à base de ferro e óxido de origem holandesa, com uma vida útil de aproximadamente 20 anos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here