Ao todo, 50 agentes das pastas de Obras e Conservação participaram do curso - Foto: Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Vinte e cinco agentes da Secretaria de Obras e outros 25 da Secretaria de Conservação participaram nesta terça-feira (03/04) do treinamento de combate a incêndios florestais, no Jardim Interlagos. O curso, promovido pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudec/Queimadas), da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, teve duração de quatro dias e as aulas teóricas foram ministradas na Casa Digital, situada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

De acordo com o coordenador de salvamento marítimo e capacitação da Defesa Civil de Maricá, Major Dias, o curso tem o intuito de formar agentes com capacidade de atuar na precaução de acidentes, além de serem passadas técnicas de primeiros socorros. “O objetivo maior é formar agentes públicos com compromisso e técnica de prevenção a acidentes florestais e noções de Defesa Civil para serem acionados quando necessário”, disse.

Para monitorar as áreas de vegetação próximas às rodovias e áreas de proteção ambiental, foi criado o projeto “Ronda Florestal”, que consiste na prevenção de incêndios florestais utilizando técnicas que minimizem a exposição do agente. Abafadores, bombas de incêndios, Fire Flex e mochilas costais são alguns dos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil e manuseados pelos agentes.

O curso foi criado como resposta à diversos casos de fogo em vegetação próximo às rodovias e áreas de proteção ambiental no ano passado durante o período de estiagem.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here