Curso tratou sobre os mais diversos assuntos pertinentes ao atendimento de urgência médica - Foto: Marcos Fabricio

Quinze profissionais do Posto de Saúde de Santa Rita, em Itaipuaçu, participaram nesta quarta-feira (28/03) do curso “Suporte Básico de Vida”, realizado por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde de Maricá com a Escola Municipal de Administração, no espaço Plaza PET, no Parque Nanci. Com oito horas de aula presencial, o treinamento tratou sobre os mais diversos assuntos pertinentes ao atendimento de urgência médica, como parada cardiorrespiratória, compressões cardíacas e a importância do uso de luvas, óculos de proteção e máscara como forma segura de evitar a contaminação do profissional.

De acordo com o instrutor do curso, Claudemir Quirino, o objetivo é enfatizar o padrão internacional de procedimentos da área de Saúde de forma a permitir que Maricá tenha cada vez mais profissionais capacitados. “Não é somente mais um curso oferecido aos profissionais. Essa capacitação permite salvar vidas, por isso quero ter a certeza de que os alunos saibam o que estão fazendo e prontos para o campo de trabalho”, declarou o professor que possui mais de 23 anos dedicados a área médica atuando como socorrista e há 12 anos atua também como professor.

Para o instrutor, é imprescindível ao profissional seguir todos protocolos estabelecidos nos manuais de atendimento. “Nossa intenção é explicar ao máximo as práticas de urgência adotadas para que o aluno tenha a certeza da forma correta a atuar e no menor tempo possível, porque infelizmente na saúde tempo é vida”, salientou.

O técnico de enfermagem do Posto de Santa Rita, Juliano de Oliveira, de 22 anos, trabalha há três anos na área. Para ele, o curso é uma excelente oportunidade para renovar conhecimentos. “Em janeiro fiz outro similar a esse e sempre que posso busco me capacitar. A troca de informações é sempre necessária para estarmos atualizados e motivados”, destacou o técnico, acrescentando que a maioria dos casos para atendimento de emergência no posto de Santa Rita é de mal súbito.

Roberta Kelly de Brito Lima, de 33 anos, há três meses é técnica de enfermagem no Posto de Saúde de Santa Rita. Para ela, é muito importante participar de cursos para se instruir e reforçar o aprendizado. “Esse é o primeiro curso que faço e estou adorando, porque permite retirar todas as dúvidas que surgem com a leitura dos livros. Pretendo participar de outras capacitações”, concluiu. Após o treinamento, os alunos realizarão uma prova para a obtenção do certificado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here