Imagem de palestra no creas
Os menores receberam noções de como preparar um curriculo

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), da Secretaria de Assistência Social, em parceira com a Secretaria de Trabalho, ofereceu na manhã desta quarta-feira (21/03) a palestra “Empregabilidade e Mercado de Trabalho“ para jovens assistidos pelo Creas por meio de medidas socioeducativas.

A assistente social do Creas, Luana Gusmão, explicou que um dos maiores desafios do órgão é desenvolver ações integradas e articuladas para proporcionar a efetivação dos direitos fundamentais desses adolescentes. “Buscamos parcerias com as secretarias de Saúde, Educação e Trabalho que possam nos ajudar a orientar esses jovens. E uma das nossas maiores preocupações é a inserção deles no mercado de trabalho, por isso estamos realizando esse encontro”, destacou.

A subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha, reforça a importância de iniciativas que valorizem o crescimento do indivíduo e isso abrange, principalmente, o desenvolvimento profissional desses jovens. “Passamos informações que serão úteis para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho, destacando sempre a importância do aprendizado e da qualificação profissional. O mercado de trabalho está muito competitivo, o profissional tem que estudar e se qualificar constantemente para conseguir uma vaga”, analisa.

Ministrada pelo assessor da secretaria de Trabalho, o administrador de empresas Fábio Nascimento, a palestra ofereceu dicas de como elaborar um currículo e como se portar numa entrevista de emprego. Para Fábio, o atual mercado de trabalho exige que o profissional tenha um diferencial. “Independente de crença, raça, sexo, todos nós temos potencial. Vocês precisam descobrir com qual segmento mais se identificam. Isso é um trabalho de autoconhecimento necessário para estar inserido nesse cenário”, declarou.

Cursando o primeiro ano do Ensino Médio, P. C., de 17 anos, nunca trabalhou e não sabe ainda em que área pretende atuar. Para ele, a palestra foi muito produtiva, pois forneceu dicas que serão usadas para traçar seu futuro profissional. “Não sabia como preencher um currículo e nem como deveria falar numa entrevista. Gostei muito do que foi dito e tenho a certeza de que será muito útil”, falou o jovem, que já fez um curso pré-militar, mas não concluiu.

Quem também estava presente na palestra foi Everaldo dos Anjos, pai de um dos meninos. Para ele, o encontro foi importante para proporcionar mais conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho. “Na época em que buscava emprego, me lembro de ficar horas na fila para conseguir uma vaga e, a maioria das vezes, ia para entrevista sem nenhum preparo. Hoje, em dia, não podemos mais estar desatentos. Temos que saber como devemos nos apresentar para conquistarmos aquela vaga tão disputada”, destacou. Everaldo disse que irá orientar o seu filho, que possui curso de barbeiro, para inserção no mercado de trabalho. “Ele está querendo ir para outra área. Vou pensar em tudo que foi dito e ajudá-lo a achar um caminho”, completa.