Imagem de ação pelo Dia Mundial da Floresta
Os alunos da escola do Espraiado ouviram uma explanação sobre conservação

O Dia Mundial das Florestas foi comemorado nesta quarta-feira (21/03) com uma atividade de conscientização na Escola Municipal Espraiado, no bairro de mesmo nome. Os 95 alunos da unidade de ensino fundamental assistiram a uma exibição da animação “Lorax”, que conta a história de uma cidade onde tudo era de plástico e não havia árvores. Os meninos e meninas do 1º segmento tiveram também direito a suco e pipoca durante o filme, exibido em parceria com a Secretaria da Cidade Sustentável.

Ao final, os monitores conversaram com os alunos para ouvir suas impressões. “O mais legal foi a parte em que a árvore cresce, foi bacana”, pontuou Hallem Ferreira, de 9 anos, estudante do 4º ano. Ao lado dele, a colega do 5º ano Valentina Abreu deu sua receita para manter as florestas vivas. “Pode até cortar, mas tem que reflorestar também para a gente não perder”, sugeriu a menina, de 10 anos.

Para a coordenadora da Unidade de Conservação de Maricá, Márcia Freitas, a Espraiado é uma escola especial para o tema por estar dentro de uma dessas unidades e num bairro conhecido por sua grande área verde. “Temos um cronograma especial para trazer ao alunos com datas voltadas para essa questão, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, e o Dia da Árvore, em setembro. Temos que investir nos pequenos, pois são eles quem vão dar jeito nesse planeta”, afirmou ela.

A diretora da unidade de ensino, Adriana Antunes, reforçou a tese de que o trabalho ali se torna especial para seus alunos, quase todos moradores do bairro. “As crianças daqui têm a noção exata de onde vivem e trabalhamos muito isso com eles. É importante que eles se apropriem disso sempre, é a casa deles”, destacou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here