Grupo aprendeu noções de primeiros socorros em treinamento no Cinema Henfil nesta terça-feira - Foto: Elsson Campos

Agentes de segurança pública, orientadores de trânsito e a equipe do projeto “Operação Verão” (ação iniciada antes do carnaval 2018, com o intuito de organizar as praias e lagoas da cidade), receberam na tarde desta terça-feira (27/02) um treinamento sobre noções de primeiros socorros. A capacitação, de iniciativa da Secretaria de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito, ministrada pelos enfermeiros e guardas municipais de Maricá, Jorge Henrique Fortunato e Bruno da Silva Arcoverde, no Cinema Público Henfil, no Centro, teve como objetivo proporcionar para profissionais de cada uma das áreas mais confiança e tranquilidade durante o atendimento a população.

“O objetivo deste curso é melhorar o atendimento junto à população e aos turistas que visitam a cidade. Seja em um simples acidente ao algo mais complexo que venha a ocorrer nas praias, lagoas, ruas e até mesmo dentro de casa”, explicou o guarda municipal, enfermeiro e especialista em primeiros socorros, Jorge Fortunato. “Com a capacitação que está sendo oferecida hoje (terça-feira), esses agentes ganham confiança e preparação técnica e a população ganha um atendimento de excelência”, garantiu o guarda municipal.

“Viemos aqui contribuir para esse trabalho de grande importância para a população de Maricá. O conhecimento sobre ações de primeiros socorros podem salvar vidas e essa é a nossa missão”, afirmou o guarda municipal e também enfermeiro, Bruno Arcoverde. “Nós tivemos o cuidado de trazer para essa capacitação e enumerar aspectos que seriam pontuais no dia a dia, como por exemplo, engasgo, parada cardíaca, insolação, queimaduras, ferimentos, ou seja, todas são situações que podem ser trabalhadas com esses agentes e obviamente isso causará uma segurança maior quando esses profissionais se depararem com uma dessas emergências”, explicou Bruno.

Trinta atendimentos no Carnaval em praias e lagoas

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Segurança, Anuciana Santos, durante o período de carnaval foram aproximadamente 30 atendimentos realizados somente pelos agentes do projeto “Operação Verão” nas praias e lagoas do município, o que levou a constatação da necessidade de se promover uma capacitação básica em primeiros socorros para todos os agentes que atuam pela cidade.

“Esse treinamento é uma noção básica de primeiros socorros. Convidamos para ministrar o curso os guardas municipais, Jorge Fortunato e Bruno Arcoverde, pois ambos possuem grande experiência na área”, afirmou Anuciana. “Esses dois profissionais são altamente capacitados e foram chamados justamente no intuito de valorizar os agentes que nós temos dentro de casa”, explicou. “É muito importante que a população saiba que se precisar um dia de um desses guardas em uma dessas emergências terá a sua disposição profissionais qualificados para prestar o devido atendimento”, ressaltou.

Para o jovem Ronaldo da Silva Chaves, de 21 anos, morador de Bambuí, e que atua como um dos agentes do projeto “Operação Verão”, essa qualificação vai facilitar muito na tomada de decisão diante de alguma emergência. “Esse tipo de treinamento é muito importante porque para gente que está trabalhando na praia, local com alto risco de afogamentos, onde pessoas se engasgam e banhistas sofrem com insolação, essa capacitação nos dá a confiança para fazer o que é necessário em cada situação”, disse o agente.

Operação nas praias até Semana Santa

Esses profissionais, acrescenta Anuciana, em nenhum momento vão intervir em uma emergência hospitalar, ou em um acidente, mas com essa capacitação todos passam a ter o conhecimento necessário para preservar, por exemplo, o local de um acidente, além de chamar de maneira adequada o devido socorro. “Os orientadores de trânsito, assim como os agentes de segurança seguem espalhados por todo município. Já os agentes da “Operação Verão” que continuam na cidade até o feriado da Semana Santa continuarão divididos em equipes e estarão presentes nas praias de Ponta Negra, da Barra, Boqueirão, Itaipuaçu e Praia das Amendoeiras (São José do Imbassaí)”, garantiu.

Seguindo o cronograma, no dia 02/03 mais duas turmas de orientadores de trânsito e agentes de segurança receberão essa mesma capacitação, sendo uma turma pela manhã e outra a tarde, no mesmo local. Ao todo, serão treinados cerca de 100 profissionais. Segundo o sargento Gustavo Siqueira, da Policia Militar, que atualmente auxilia a Secretaria de Segurança Pública de Maricá, no que tange os cursos de capacitação, todos os cursos e treinamentos ministrados pela pasta são pensados com o objetivo de atender cada vez melhor a população.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here