Equipes da Secretaria de Obras limpam o rio Ludgero - Foto: Secretaria de Obras

A Secretaria de Obras realizou na tarde desta quarta-feira (17/01) a limpeza e o desassoreamento de um trecho do Rio Ludgero – que corta a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – próximo a primeira entrada de Maricá (Centro), após denuncia postada nas redes sociais de uma obstrução, causada, principalmente, pelo despejo irregular de resíduos de obra lançados no canal.

O secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, esteve no local acompanhando toda a operação, com o engenheiro civil, Jorge Heleno, da Secretaria de Obras, e explicou como o problema foi identificado. “Tão logo ficamos sabendo dos fatos nós acionamos a Secretaria de Obras para que o material fosse retirado, evitando assim, futuros problemas em caso de chuvas”, contou o secretário Helter Ferreira. “O proprietário do terreno, responsável por esse entulho, não foi encontrado até o momento, mas assim que ele for identificado irá responder por crime ambiental”, garantiu. “Informamos ainda que o terreno não pertence a empresa Pravadelli Materiais de Construção como verbalizado no vídeo, postado nas redes sociais”, esclareceu o secretário.

Segundo Jorge Heleno, a Secretaria de Obras vem desde 2017 realizando diversas ações pelos rios, canais e córregos, em vários pontos da cidade, com a intenção de minimizar os impactos das chuvas, como os alagamentos e intensificando as ações nos períodos mais chuvosos, como o que se aproxima.

A Prefeitura de Maricá aproveita o ocorrido para pedir a colaboração da população, evitando o lançamento de objetos nas margens dos rios, canais e córregos, como, por exemplo, móveis, garrafas, sacos plásticos, pneus, sacos de lixo, entre outros. A Secretaria de Cidade Sustentável alerta que estes materiais causam, além da obstrução da rede, a proliferação de insetos e animais nocivos, muitos deles transmissores de doenças que prejudicam a própria população, como dengue, zika, chikungunya, leptospirose e febre maculosa.