Primeira reunião do ano reuniu profissionais da rede socioassistencial na Casa Digital - Foto: Divulgação

Foi realizado nesta quarta-feira (10/01) o primeiro fórum “Tecendo a Rede” do ano, na Casa Digital, no Centro. O projeto é de iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Maricá e irá completar cinco anos de atuação nos pactos de fluxos entre os equipamentos da Prefeitura e demais entidades de forma a melhorar o atendimento aos usuários. A reunião contou com a participação de representantes da rede socioassistencial do município.

Na abertura, a assistente social e gestora de projetos do Movimento de Mulheres, Marisa Chaves de Souza, apresentou o projeto “Tecendo as Redes: Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes” que é uma iniciativa do movimento de mulheres de São Gonçalo e financiado pela Petrobras e contempla ações de prevenções à violência doméstica e a exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens. Marisa convidou os presentes para o seminário que irá apresentar este projeto para os munícipes. O evento acontecerá no dia 6 de fevereiro, às 14h, no Cinema Público Henfil.

Marisa também expôs a minuta de um curso de formação de Conselheiros de Direitos, que será submetido ao colegiado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), nesta quinta-feira (11/01). O curso iniciará em março, terá duração de 20h e abordará os temas Democracia Participativa no Brasil; Conselhos de Direitos no Brasil; Conhecendo a Função de Conselheira (o) de Direitos; Políticas Públicas Municipais e Elaboração do Ciclo Orçamentário Municipal.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Estratégia da Saúde (NASF), Cristina Lopes, apresentou o equipamento. “O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes Saúde da Família e de Atenção Básica para populações específicas do município”, explicou Cristina.