Representantes da Secretaria de Cidade Sustentável realizam no dia 28/01, às 7h, na sede das Unidades de Conservação de Maricá (Espraiado), o “1º Passarinhando no Refúgio”, evento de avistamento de aves, com direito a café da manhã para recepcionar as pessoas e comemorar o primeiro ano de atividades no local.

Além da visualização das aves em seu habitat, a iniciativa vai contar com uma caminhada por cerca de 1 km guiada por profissionais do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), responsável por orientar o grupo de como proceder – manter o silêncio, por exemplo – para que tudo saia como esperado.

O horário pode parecer cedo para um domingo, mas segundo o gestor das Unidades, Leandro Guerra tem um motivo determinante: é o horário em que as aves estão mais ativas. “Queremos chamar a atenção da população sobre a importância de manter os pássaros soltos, mudar a cultura de admirar aves presas na gaiola e movimentar a economia, incentivando esse tipo de turismo na cidade que já é bastante difundido no exterior”, concluiu, antes de completar: “Outros passarinhandos serão promovidos ao longo do ano de acordo com a programação estadual”.

Com o avistamento de aves e fotografias também será possível realizar um levantamento sobre as espécies existentes nas áreas protegidas do município e, posteriormente uma exposição de fotografias. A Unidade de Conservação fica na Estrada do Espraiado km 5,4 (Espraiado).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here