Foto: Marcos Fabrício

A última edição do ano do projeto “Lagoa Limpa, Mar de peixe”, idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, levou na manhã desta quinta-feira (07/12) cerca de 50 alunos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra para uma divertida e importante ação de higienização da Lagoa da Barra na região da Divineia. Divididos em duas equipes, os estudantes do sexto ano do ensino fundamental, devidamente equipados com luvas e sacos de lixo, participaram de uma gincana, em que o objetivo era recolher a maior quantidade possível de resíduos sólidos jogados à margem do espelho d’água. Juntas, as crianças retiraram mais de 50 sacos de detritos.

A inciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Educação e a presença de agentes da Guarda Ambiental, incluiu ainda uma palestra sobre educação ambiental e o plantio de 50 mudas de pitangueiras no entorno da lagoa, oriundas do projeto Arvorear, também da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

“Além da limpeza e da palestra que já fazem parte do projeto Lagoa Limpa, Mar de peixe nós estamos fazendo aqui também o replantio de pitangueiras que são plantas frutíferas nativas da área de restinga”, afirmou o secretário Júlio Carolino. “A Divinéia é mais uma das localidades do município escolhidas para essa atividade, na qual nós sempre convidamos a escola mais próxima do local justamente para que as crianças participantes possam contar para os amigos e familiares e posteriormente trazê-los para conhecer o local onde eles limparam e plantaram”, explicou. “Queremos mostrar para essas crianças não apenas a preocupação com o cuidado do lixo, mas também a importância que tem o sistema lagunar na alimentação, no pescado e a importância histórica que a lagoa já teve na economia de Maricá”, frisou Júlio Carolino.

De acordo com Gerhard Sardo, coordenador de Pesca e Aquicultura da pasta, o projeto “Lagoa Limpa, Mar de peixe” tem a missão de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação dos ecossistemas lagunares de Maricá associado à recuperação da cultura caiçara, ou seja, pescadores que vivem da pesca tradicional. “Nós buscamos com essa ação mobilizar a sociedade civil, a opinião pública e as escolas municipais para que se possa desenvolver uma cultura no sentido de associar a preservação ambiental a recuperação da cultura caiçara”, afirmou Gerhard.

“Eu acho muito legal a escola diversificar nossas atividades, pois ficar somente em sala de aula é muito chato”, disse Amarine de Oliveira, de 12 anos. “Eu já participei de outras ações em outras lagoas e gosto muito mesmo, pois aprendemos muito mais coisas”, comparou. “É a minha primeira vez ajudando a manter a lagoa limpa e isso é  muito bom”, contou Ruan Costa da Silva, de 12 anos. “Sempre que puder eu quero fazer mais trabalhos como o de hoje”, garantiu Ruan.

Para a professora de língua portuguesa, Thais Souza, expor os alunos em uma atividade que envolve o cuidado com o meio ambiente faz com que eles se preocupem com futuro. “As crianças normalmente vivem o momento presente sem muita preocupação com o futuro e estão sempre com muita pressa, estão muito conectados aos eletrônicos“, analisou a professora. “Atividades como essa despertam novos valores e reflexões, como por exemplo, o tempo que essa muda vai levar para crescer, florescer até dar frutos e eles vão poder acompanhar”, explicou a professora.

Ainda segundo o secretário Júlio Carolino o projeto Lagoa Limpa, Mar de Peixe, que acontece uma vez por mês, deve retornar somente no próximo ano juntamente com o calendário escolar. “Uma vez que o foco do projeto são as crianças e por isso temos um grande apoio da secretaria de Educação, nós vamos parar com as ações agora nas férias e voltamos com tudo em 2018 juntamente com o fim das férias escolares”, garantiu.