O posto de saúde do Recanto, em Itaipuaçu, recebeu a edição do CREAS Itinerante, da Secretaria de Assistência Social, na última quarta-feira (29/11). Os moradores da região e os pacientes atendidos pela unidade tiveram acesso a todos os serviços do Centro de Referência Especializado em Assistência Social e orientações para quem sofreu algum tipo de violência, abuso/exploração sexual, negligência e também àqueles que se encontram com algum direito violado.

As psicólogas, Edna Costa e Vanessa Andrade, e as assistentes sociais, Carla Tavares e Wanilda Andrade, orientaram sobre os programas de transferência de renda (Bolsa Família), a casa da Mulher e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Os profissionais alertaram sobre a importância de não ficar em silêncio quando se tem conhecimento de algum caso de direito violado. “As denúncias precisam ser feitas. Caso não queiram ir até as unidades, podem ligar para o Disque 100, pois seu nome é mantido em sigilo, ou chamar o Conselho Tutelar”, contou Edna Costa.

Wanilda explicou sobre o que é o CREAS que conta com quatro assistentes sociais, três psicólogos e agentes administrativos. O equipamento atende cerca de 500 usuários e seus familiares, desde crianças a idosos. “É necessário ter um olhar diferenciado ao que acontece ao seu redor, na vizinhança ou no trabalho. Estar atento ao comportamento das crianças que podem variar de uma hora para outra e sempre é por algum motivo. Além de orientá-los sempre sobre seu corpo e sobre o limite do toque de terceiros”, ressaltou.

A depiladora, Thainá Oliveira, de 23 anos, sanou algumas dúvidas sobre como proceder com comportamentos agressivos dos filhos na escola. “O responsável precisa conversar e vigiar o que está acontecendo na rotina desta criança. Às vezes, pode ter acontecido algo que eles não falam, até por estarem sendo ameaçados”, explicou a assistente social Vanessa. “Observe quais podem ser os motivos deste comportamento agressivo e leve ao CREAS. Lá, os psicólogos poderão ajudar tanto à criança, quanto os familiares”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here