Funcionários da Prefeitura participaram nesta terça-feira (21/11) de um treinamento de primeiros socorros, promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A atividade, realizada na Casa Digital, no Centro, faz parte do Projeto “Formação de brigada de incêndio voluntária” iniciado no último dia 14/11, e tem como objetivo estabelecer procedimentos e definir regras na execução e medidas a serem adotas em caso de incêndios. A segunda, de um total de quatro aulas, foi ministrada pelo técnico de emergência médica, Claudemir Quirino, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Extricação, mobilização, imobilização, suporte básico de vida, reanimação cardiopulmonar (RCP), queimaduras, entre outras questões relacionadas ao atendimento de primeiros socorros, foram os assuntos abordados durante a aula. Um manequim básico foi usado para treinamento prático de RCP utilizado para a realização de massagem cardíaca. “O curso de hoje é uma ação conjunta com o SAMU”, afirmou o major Gilvane Dias. “Esse é o trabalho da Defesa Civil, de estruturar as coordenações e trazer pessoas especializadas para auxiliar a capacitação”, concluiu.

Para o técnico do SAMU, Claudemir Quirino, esse tipo de treinamento é muito importante, pois o conhecimento que ele oferece pode salvar vidas. “Estamos realizando aqui um circuito de reanimação cardiopulmonar, como o que já é feito em bancos, escolas e pelo próprio SAMU”, disse Claudemir. “Nosso objetivo é dividir com o pessoal da brigada de incêndio voluntária esse conhecimento e os demais procedimentos básicos que podem salvar vidas”, completou. “Inclusive, juntamente com a Prefeitura, através da secretária de Saúde, nós temos feito parcerias com todos os órgãos do município para juntos ajudarmos cada vez mais a população de Maricá”, frisou.

Segundo Leonardo Ribeiro, coordenador do SAMU de Maricá, todo o conhecimento adquirido no treinamento pode ser colocado em prática não apenas no local de trabalho, mas também no dia a dia. “Acredito que o conhecimento passado será absorvido por todos, não para ser usado apenas no ambiente de trabalho, mas para ser usado na vida”, disse. “É muito importante que em situações de emergência esses funcionários saibam o que fazer e o que não fazer em relação aos procedimentos de primeiros socorros”, completou. “Esse é um curso básico, mas indiscutivelmente importante e que pode ser colocado em prática no trabalho, em casa, na rua e em qualquer lugar que se faça necessário”, ressaltou o coordenador.

Frederico Rangel, monitor esportivo da secretaria de Esportes e Lazer gostou e aprovou a iniciativa. “Eu nunca tinha participado de um treinamento como esse e estou achando essa iniciativa muito bacana. Esse aprendizado é essencial não apenas para nós funcionários, mas para todo mundo”, avaliou Frederico.

O técnico em Tecnologia da Informação, Edmar Moreira, afirmou que o conteúdo passado nas duas primeiras aulas foi bastante agregador. “Eu não tinha nenhum conhecimento referente ao que foi passado nesse curso e pelo o que já foi ensinado eu acredito que ao final do treinamento eu estarei mais preparado para agir diante de alguma situação de risco”, garantiu.

De acordo com o cronograma ainda serão realizadas, sempre às terças feiras, mais duas aulas, sendo a última uma aula prática. E, futuramente, o projeto deve ser estendido para os profissionais da saúde nos hospitais e demais instituições públicas.