FLIM acontece de 25/10 e 01/11 - Foto: Marcos Fabrício

Na manhã desta segunda-feira dia (30/10), foi realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a abertura oficial da FLIM, “Festa Literária de Maricá”, que contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira-dama Rosana Horta; do vice-prefeito Marcos Ribeiro; da secretária de Educação Adriana Luiza; além de secretários municipais; vereadores e demais autoridades. A solenidade teve início com a apresentação do coral de alunos da E. M. Professor Darcy Ribeiro.

Com um ambiente climatizado e com uma estrutura para apresentações, shows e estandes de livros, a III edição da FLIM tem como principal objetivo apresentar a população de Maricá o incrível mundo da literatura. Em sua fala o prefeito Fabiano Horta, agradeceu a participação de todos e destacou que a realização da terceira edição da FLIM significa que o evento veio para ficar e se referenciar como uma grande feira literária do estado do Rio de Janeiro.

“Essa festa é fruto de um desafio que cada um aqui, ao longo dos últimos dias, dos últimos meses, teve para construir esse projeto”, afirmou Fabiano Horta. “Por isso, fica aqui o nosso compromisso e gratidão a cada um, de cada secretaria, que participou dessa realização”, completou. “Essa praça, deixa de ser um lugar físico pra se tornar um lugar de encontro. Deixa de ser um lugar que fala individualmente para falar coletivamente”, explicou. “A cidade somos nós, nossos encontros, as nossas capacidades de convergir, e eu acredito que nessa FLIM nós vamos ver uma grande oportunidade coletiva através da arte, da cultura, da leitura, e através de tudo que vai girar nesse entorno. É revigorante e realinha o compromisso que nós temos para muito além da construção da cidade física”, finalizou o prefeito.

A secretaria de Educação Adriana Luiza, visivelmente emocionada, lembrou que a FLIM nasceu em 2013 e afirmou que o intuito da III edição do evento é levar para o município a mensagem de que a Prefeitura está voltada para a real necessidade da população. “Nós temos hoje o Governo Itinerante, temos a Festa Literária e temos muitas outras atividades que estão sendo feitas por todo o município”, afirmou Adriana. “Agradeço por poder retomar a FLIM”, comemorou. “Meu desejo é que com esse evento as crianças entrem na magia do mundo da leitura. Vamos fazer em nossa cidade uma verdadeira transformação através da educação”, frisou a secretária.

Cristina Porto, moradora de Araçatiba, estava acompanhada dos filhos, Isac Porto de 7 anos e Rebeca Porto de 12 anos, e contou que sempre participa da FLIM. “Está tudo ótimo, muito divertido e com opções variadas de entretenimento”, afirmou Cristina. “Eu já participei das duas primeiras edições e espero que a partir de agora tenha todo ano”, pediu. O pequeno Isac também aprovou. “Está muito legal. Estou gostando muito”, afirmou. “Já escolhi vários livros, agora só falta minha mãe comprar”, disse a jovem Rebeca.

Os estudantes Felipe Martins e Gabriela Motta, ambos de 14 anos e alunos do CEM Joana Benedicta Rangel, estavam bastante animados e contaram que já tinham visitado todos os estandes do evento. “Já fui a outras feiras, mas já tem muito tempo e estou gostando muito da FLIM”, afirmou Felipe. “Visitei cada estande, mas ainda não escolhi nada, estou com algumas dúvidas”, confidenciou Gabriela. Vale lembrar que para esta edição da FLIM serão distribuídos Vouchers pela Secretaria de Educação para todos os 18 mil alunos da rede municipal e também para os profissionais efetivos para aquisição de livros.

Já em seu primeiro dia a FLIM contou também com apresentação de Ginástica Rítmica com as alunas do CAIC Elomir Silva, na Tenda Principal. Segundo a coordenadora do “Programa Mais Educação”, Angélica Amaral, a iniciativa é umas das várias atividades que o projeto busca estimular juntos as escolas de tempo integral. “São 38 escolas no programa e sempre respeitamos a identidade local das comunidades visando mais as questões pedagógicas, como português e matemática, mas focando também nas habilidades, então temos karatê, coral, banda e a ginástica rítmica”, explicou. A ideia do projeto é ampliar os horizontes das nossas crianças”, concluiu.

A FLIM continua até 07/11, e durante todos os dias, sempre com início às 10h, terá atrações como música, contação de histórias, apresentação de danças e capoeira, show de mágica, palestras e oficinas. A Festa também traz muitas atividades como pintura facial, desenhos em cavalete, café literário e ciência itinerante. Ao todo são 20 estandes em exposição de diferentes editores, sendo um exclusivo para escritores de Maricá. Participe estamos esperando por você.