Foto: Marcos Fabrício

O projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe”, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, vai passar a receber escolar da rede privada de ensino a partir do próximo ano. A informação foi dada nesta quinta-feira (19/10) pelo secretário Júlio Carolino durante a quinta ação do projeto realizada este ano. O local escolhido foi o ponto de conexão entre o canal de Ponta Negra e a lagoa da Guarapina, onde cerca de 45 alunos da Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos participaram da coleta de resíduos deixados no local.

Júlio Carolino revelou que o evento passou a chamar a atenção de outras unidades fora da rede pública, o que ele atribui ao caráter educativo e de preservação. “Podemos afirmar que o projeto ‘pegou’, e esse interesse das escolas privadas é um reflexo disso. No próximo ano, vamos passar a agendar visitas às lagoas da cidade com essas instituições de ensino e também com algumas comunidades que nos procuraram”, adiantou o secretário, que ressaltou aos alunos que é responsabilidade de cada um deles cuidar do sistema lagunar.

As turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental da unidade foram divididas em dois grupos para uma gincana, para ver qual recolhia mais lixo das margens. Em seguida, os alunos plantaram em um espaço próximo 25 mudas de pitangueiras, árvore que melhor se adapta ao ambiente da restinga. “Já realizamos uma limpeza como atividade da escola, e sempre fazemos passeios pela praia. A questão ambiental é bastante trabalhada durante as aulas”, garantiu o professor Paulo Henrique Morais.

As crianças com idades entre 9 e 12 anos ficaram bem empolgadas com a atividade. Um grupo de três amigas, todas com 10 anos e alunas do 4º ano, fizeram quase tudo juntas e disseram que vão passar a alertar a todos sobre a importância de não sujar as lagoas. “Vou falar com meus pais, meus amigos e meus vizinhos que não pode jogar lixo porque é pior para todo mundo”, afirmou Jamilly que, como as colegas Brenda e Brhenda, é moradora de Ponta Negra.

O “Lagoa Limpa, Mar de Peixe” terá ainda duas edições neste ano. Uma está marcada para o dia 24 de novembro em Guaratiba e a última, em data ainda a confirmar, será na Barra.

Foto: Marcos Fabrício