Novas viaturas que vão atender a Guarda e PM - Foto: Fernando Silva

O novo plano municipal de segurança pública de Maricá foi apresentado nesta quarta-feira (04/10) em uma solenidade na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.  A parceria da Prefeitura (através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito) com a Coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS) da Polícia Militar vai colocar diariamente 30 policiais, que estarão de folga em seus batalhões e unidades, para atuarem nas ruas juntamente com guarnições da Guarda Municipal, somando-se ao efetivo policial que já atua normalmente. Cada um receberá em média R$ 250 por cada 12 horas trabalhadas, com o custo mantido pelo município. Também ficaram em exposição as 15 viaturas e uma moto a serem utilizadas nas ações de patrulhamento nos quatro distritos.

De acordo com o secretário de Segurança Celso de Almeida Neto, serão instalados ainda módulos de segurança em pontos estratégicos da cidade, onde ficarão as viaturas e haverá comunicação via rádio. “Em Itaipuaçu, por exemplo, os módulos vão ficar nas principais entradas como após a descida do Calaboca, no Recanto, na Estrada dos Cajueiros e na Ponta do Francês. Assim faremos em outros bairros, vigiando os acessos para garantir o direito de ir e vir do cidadão, como é nossa obrigação”, ressaltou Netto, explicando que o sistema vai funcionar através da demanda solicitada no site do CPROEIS. “Já tínhamos tentado implementar antes, mas havia questões jurídicas que só agora atendemos”, detalhou.

O sistema de patrulhamento concebido pelo governo municipal foi considerado inovador pelo comandante do CPROEIS, coronel Welste Medeiros. “Essa atuação da guarda com a PM é uma inovação que melhora a dinâmica do policiamento  e as ações de redução da criminalidade. Haverá ainda operações de trânsito em áreas consideradas críticas e também nas escolas”, antecipou.

O prefeito Fabiano Horta garantiu que esta é apenas mais uma das ações de segurança pública que a Prefeitura vem implementando desde o início deste ano. “Essas providências vão desde a melhoria da iluminação da rodovia  e o fechamento das fendas entre as pistas, como também oferecer opções de lazer a ações social junto aos jovens das comunidades mais carentes, como os condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Com esse novo programa de segurança, os crimes menores como os furtos terão combate com a presença desses agentes, garantindo uma sensação maior de segurança nas ruas”, afirmou o prefeito.

Plano Municipal de Segurança conta com 15 novas viaturas da Prefeitura com policiais do Proeis
Prefeito Fabiano Horta relembrou outros investimento em segurança pública – Foto: Fernando Silva
Coronel Parrini, representante do Comando Geral da PM – Foto: Fernando Silva
Prefeitura vai instalar módulos de segurança nos quatro distritos – Foto: Fernando Silva