Palestras com orientações para um trânsito seguro e material didático para as crianças - Foto: Katito Carvalho

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito dá continuidade ao trabalho de educação no trânsito com visitas diárias às escolas públicas e particulares de Maricá. A ação itinerante desta terça-feira (26/09), foi realizada na Legião da Boa Vontade (LBV), no Centro.

Os agentes da ronda escolar e do trânsito explicaram para as crianças – alunos com idades entre seis e doze anos do contra turno escolar – regras importantes que pedestres e motoristas devem seguir. Além disso, artistas do “Flash no trânsito”, um projeto da Secretaria de Cultura, apresentaram quatro esquetes educativos.

O personagem símbolo da campanha “Basta de Acidentes”, Simarito, também apareceu para alegrar a criançada, após elas cantarem em coro: “Ô Simarito, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”.

Agente da ronda escolar, Janderson Martins falou sobre a importância do trabalho com os pequenos. “Eles são os nossos futuros condutores e é mais fácil você educar uma criança do que pegar um adulto e mostrar para ele que está errado, porque a criança tem uma compreensão melhor”, explicou. “Tudo que se move faz parte do trânsito, ou seja, pessoas, carros, motos, caminhões, bicicletas e até animais, tendo prioridade o pedestre”, disse ele à turma.

Mas as inspetoras de trânsito Rosana Rosa e Luísa Liana Borges (chefe do grupamento) ensinaram que não basta ter a prioridade. “É preciso que o pedestre espere que os motoristas parem para atravessar na faixa. E, caso não haja no local faixa, sinal e guardas, sinalizar com a mão para baixo, de forma que os condutores entendam que você quer atravessar a via”, ensinou Liana. Rosana completou: “O que importa mais é a nossa segurança, a nossa vida. Sempre”.

Educadora social do grupo na instituição, Débora Costa destacou a responsabilidade de cada indivíduo. “É importante para eles que também fazem parte do trânsito, como pedestre, saberem como serem mais participantes e saberem se comportar no trânsito posteriormente”.

“Eu achava que sabia tudo. Mas aprendi que tem que sinalizar antes de atravessar e olhar para os dois lados antes de atravessar mesmo que os carros estejam parados”, disseram os alunos Andrey Teixeira Pereira (12 anos) e Mirela dos Reis (11 anos). Emanuelle de Souza Araújo de apenas 9 anos, respondeu citando alguns cuidados importantes: “Não ficar falando no celular, não pilotar sem capacete e não beber quando está dirigindo”, falou.

Durante o evento houve distribuição do desenho do simarito para colorir e kit completo com adesivo, marca página, revistinha e panfleto educativo para cada um dos alunos. Um kit do Detran com DVD foi doado para a instituição filantrópica.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima, os diretores que quiserem levar o projeto para as suas escolas devem realizar a solicitação na sede da secretaria. “Vamos agendar essas visitas dos interessados a partir do dia 15/10. Até lá, nossa agenda está completa”, explicou.

Simarito fez a alegria dos pequenos – Foto: Katito Carvalho
Desenho educativos ajudaram na compreensão da importância da campanha – Foto: Katito Carvalho

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here