A Prefeitura, através da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde, vai realizar no próximo domingo (17/09), das 10h às 17h, na Praça Tiradentes (Araçatiba), o Encontro Viver Bem – Edição Vegana. Além de palestras, oficinas, atividades físicas e recreativas – como aulão de yoga, de dança árabe, pilates e iniciação a meditação – haverá apresentação de vídeos e desenhos para as crianças e food truck especializado na culinária vegana.

As opções gastronômicas serão oferecidas pelos food trucks Vega Nara, Los Vegas, Zero Bicho, Amor sem Leite, Velho Armazém, Do Céu e LiveNatu. Vão oferecer salgados, tortas, bolos, hambúrgueres artesanais, pães de queijo, pastéis, temperos, quiches, strogonofe, compotas, licores e risoto.

No local, também haverá barraquinhas comercializando cerveja artesanal – Ricky Beer e Cervejaria Artesanal São José do Imbassaí -, produtos fitoterápicos, compostagens, biojóias, joias de prata, cristais, mandalas, filtros de sonhos e produtos orgânicos.

Segundo o coordenador Bruno Rodrigues, serão realizados quatro encontros ao longo do ano, sendo um a cada estação. “Em cada edição, a gente vai abrir voz para uma determinada classe ou movimento. Neste primeiro, estamos com uma edição vegana, em parceria com a União de Veganos de Maricá, então vamos ter acesso à gastronomia, atitudes e todo o ponto de vista deles, promovendo um dia específico para a reflexão de exemplos que trazem bem estar e qualidade de vida para todos os munícipes tendo como meta a prática de atividade física, o autoconhecimento e a alimentação saudável”, declarou.

Representantes da União de Veganos Independentes de Maricá e das organizações Mercy for Animals (que luta mundialmente pelo combate da crueldade contra animais explorados para abate) e Divers for Sharks (que luta pela preservação dos tubarões) estarão presentes. O veganismo é um movimento que baseia sua alimentação em produtos de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos e sementes. Os veganos não consomem nenhum produto de origem animal: carne, peixe, lacticínios, ovos ou mel.