Agentes da Defesa Civil orientaram os alunos da EM Alcebíades Afonso Viana Filho, em São José - Foto: Divulgação

A Prefeitura iniciou na manhã desta terça-feira (12/09), na Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana Filho, em São José do Imbassaí, o projeto “Defesa Mirim Maricaense”. A iniciativa é uma parceria entre as pastas de Proteção e Defesa Civil e de Educação. Ao todo 62 alunos foram capacitados pela equipe da Defesa Civil, que tem como meta ensinar aos alunos da rede municipal as principais atribuições de um Agente Mirim da Defesa Civil na escola e com isso formar estudantes e multiplicadores conhecedores destes saberes.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, o programa tem objetivos teóricos e práticos. “Essas ações protetivas tem como viés o estimulo ao exercício de cidadania, além de despertar nos participantes a importância de uma mudança cultural na busca de uma cidade mais resiliente”, destaca o secretário. A definição refere-se à capacidade da cidade de reagir e retornar rapidamente ao status normal após ocorrências como as enchentes.

A ação que foi realizada para alunos dos dois turnos – manhã e tarde -, ofereceu aos pequenos um treinamento prático de combate a incêndio, através da identificação de extintores e seu respectivo manuseio, além da técnica de transporte de acidentados e da manobra de Heimlich, o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho – funciona por indução de uma tosse artificial, pressionando o tórax da vítima até que consiga expelir o objeto da traqueia. Foi também distribuída a cartilha “Comunidade Segura” e foram apresentadas palestras sobre risco de afogamento e sobre redução do risco de desastre. Completando, os alunos ainda receberam uma aula prática sobre suporte básico de vida.

Todo o projeto foi pensado com o objetivo de levar aos alunos conhecimentos e conceitos de segurança para a prevenção de acidentes, além da preservação do meio ambiente e a problemática do lixo; perigo da soltura de balões; prevenção a afogamento; acidentes no lar e números de emergência. A próxima escola a ser contemplada será a Escola Municipal Alcione S. Rangel da Silva, no dia 13 de setembro, na qual, 170 alunos serão capacitados nas oficinas de treinamento.