Evento em homenagem ao Dia do Psicólogo foi dedicado aos profissionais da rede socioassistencial - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social prestou homenagem, nesta terça-feira (29/08), aos psicólogos da rede (em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto), no Cinema Henfil. O encontro foi organizado pela equipe de Assessoria de Eventos, Atividades Sociais e Oficinas e apresentado pela subsecretária da Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa. Fizeram parte da mesa o secretário de Assistência Social, Jorge Castor; a primeira dama, Rosana Horta; e a psicóloga Erika Oliveira, assessora técnica da Subsecretária Estadual de Assistência Social e Descentralização da Gestão; além de Nelma Azeredo, da SECTIDS-RJ. Em parceria com a Secretaria de Cultura, o cantor Ronaldo Valentim fez a abertura do evento com canções como “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento.

O secretário Jorge Castor lembrou que há sete anos comemora esta data à frente da pasta, contou que fica emocionado com a responsabilidade e união da equipe e aproveitou o momento para homenagear o psicólogo Clauder Peres, internado há mais de 3 meses. Clauder é coordenador do projeto Cras Itinerante e sofreu um grave acidente. “É um companheiro para todas as horas e para quem dele precisar. Agradeço e dedico este evento a ele que sempre colaborou e ainda nos ajudará em muitos projetos”, disse Castor, parabenizando os psicólogos e ao prefeito Fabiano Horta, pela confiança de poder dar continuidade aos projetos da Assistência Social. A primeira dama Rosana Horta também parabenizou os psicólogos e ressaltou sua admiração por estes profissionais “que cuidam da alma”.

Erika Oliveira é formada em psicologia e ministrou a palestra sobre a atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Apresentou dados do censo sobre o quantitativo de psicólogos que atuam dentro dos equipamentos do Rio de Janeiro e um breve histórico da organização da Política de Assistência Social, através da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), como o novo modelo de gestão que supõe um pacto federativo dos entes de governo (União, estado e município). Explicou a organização da Assistência Social sob as definições dos níveis de complexidade e referência no território. Ressaltou a importância do trabalho intersetorial e interdisciplinar no serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além do papel de escuta, perceptiva e de sigilo absoluto do profissional.

A psicóloga contou, ainda, que há uma ligação direta entre os orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os usuários e que eles devem estar preparados para saberem lidar com os diversos casos trabalhando junto aos psicólogos e assistentes sociais. “É preciso praticar empatia. Quando nos colocamos na realidade do outro, conseguimos planejar um trabalho específico para cada indivíduo e assim organizando as demandas do território”, finalizou. Após uma apresentação de um vídeo dedicado aos psicólogos da rede foram entregues certificados e oferecido um lanche.