Onze guardas ambientais participaram da qualificação sobre legislação pesqueira - Foto: Fernando Silva

Um grupo de guardas ambientais de Maricá participou nesta sexta-feira (18/08) de uma palestra de capacitação em legislação pesqueira na sede do parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica no Recanto de Itaipuaçu. Os 11 agentes se juntaram a colegas de Niterói e tiveram instruções sobre a fiscalização da pesca na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, que tem aproximadamente 4 mil hectares de faixa marinha em frente à orla da Região Oceânica de Niterói, mas é muito procurada por pescadores de toda a região, incluindo Maricá. A capacitação foi ministrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

Além da legislação pesqueira, os guardas também ouviram durante a palestra tópicos da legislação ambiental e também sobre o acordo de gestão da reserva extrativista. De acordo com o coordenador da unidade da Serra da Tiririca, Carlos Henrique Gomes, um dos objetivos da ministração é promover um controle ambiental cada vez mais eficiente. “Nossa ideia é orientar os agentes a promover uma fiscalização precisa e proteger os pescadores tradicionais artesanais, que terão todo apoio para exercer a pesca desde que estejam legalizados e utilizando o equipamento permitido”, disse ele, que também é gestor da reserva marinha.

Para a coordenadora do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Maricá, Vanuza Lúcio, o dia de capacitação será de grande utilidade para os agentes da cidade. “A pesca dentro de Maricá está muito presente nas lagoas, onde sempre atuamos. Hoje estamos ampliando os conhecimentos sobre a pesca marinha e isso vai nos ajudar a melhorar nossa fiscalização porque muita gente parte da cidade para pescar na área da reserva extrativista, e nossa atribuição é fiscalizar essas embarcações que saem daqui”, detalhou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here