Idosos vestidos a caráter se divertiram na festa agostina da unidade de Santa Paula - Foto: Rodrigo Pereira

Energia, disposição, alegria. Essa foi a tônica que levou os usuários da Casa do Idoso Mais Feliz em Santa Paula, da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, a realizar sua festa agostina nesta quinta-feira (17/08). Os usuários, em sua maior parte mulheres, chegaram vestidos de caipira, trazendo sua contribuição em pratos salgados ou doces para a festa.

Nem o tempo chuvoso tirou a animação dos idosos que curtiram a festa ao som de forró e música junina, animando as conversas, brincadeiras (ovo na colher) e a quadrilha, que agregou os mais novos aos mais velhos.

Senaide Rodrigues dos Santos, de 95 anos, é a decana do grupo. Gaúcha de Bagé, tem 60 anos de Rio, sendo 25 em Maricá (Santa Paula), e frequenta a Casa desde seu início. “A idade avançada diminuiu o ritmo, mas não deixo de vir aqui fazer uma atividade e encontrar meus amigos”, disse. Já Zupério Lucas Pereira, 81 anos, afirmou que pratica todas as atividades físicas que a Casa oferece. “Antes de chegar, ainda faço caminhada pelo condomínio onde moro”, ressalta, confiante. Raimundo Ricardo, 57 anos, é o incentivador do grupo nas redes sociais. Raimundo chegou à Casa vindo da Andef, onde fazia fisioterapia depois de um AVC. “Completei minha recuperação aqui”, diz, alegre. Da mesma forma, Zuleia Lorena, 62, sobreviveu a um aneurisma, e hoje é uma das animadoras do grupo.

A enfermeira Ana Alves, 49, diz que se preocupa com todos. “Faço aferição de pressão arterial em cada um, antes das atividades, no turno da manhã e à tarde. Temos responsabilidade com todo o grupo, mas a disposição deles é contagiante”, declara. “O que promove a saúde e a alegria dos nossos usuários são o acolhimento, as atividades e a socialização. Somos referência no Estado do Rio, e recebemos visitantes de outros municípios. Em setembro, receberemos um grupo de idosos de Araruama”, completou a coordenadora Carmem do Carmo.

A secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo, garantiu que o espírito é o mesmo em todas as unidades. “São quatro casas e seis núcleos, porém a dinâmica é a mesma. A amizade é a receita de renovação da terceira idade”, ressaltou Lezirée.

A Casa do Idoso Mais Feliz em Santa Paula (Rua A, 567, Setor B do Condomínio Santa Paula) oferece mais de 20 atividades físicas e socioculturais. Mais informações pelo telefone 2636-0710.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here