Coordenador de Humanização, Jessé Paz, apresentou a palestra na Casa Digital - Foto: Michel Monteiro

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (28/07), uma tarde de palestras tendo como foco a humanização dos serviços prestados pelos profissionais que trabalham nas diversas áreas da saúde de Maricá. A ação faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, este ano, sob o tema “Respeite A Vida Trabalhe Com Segurança”. O evento aconteceu na Casa Digital, no Centro.

Na mesa de palestrantes estavam representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Humanização, do Conselho de Saúde, da Epidemiologia e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT). A proposta foi desenvolvida, pensado nos cuidados que os funcionários precisam ter com a população, assim como mostrar o quanto esses profissionais também merecem atenção. Todas as palestras tinham como objetivo promover o conhecimento e conscientizar os participantes sobre prevenção de acidentes, saúde, segurança e acima de tudo o cuidado e a empatia com os pacientes no local de trabalho. A programação contou ainda com uma dinâmica em grupo, na qual os mais de cinquenta participantes puderam se apresentar. Além disso, cada um recebeu um kit com caneta e material educativo.

O coordenador de Humanização, Jessé Paz, durante sua apresentação perguntou para os ouvintes: “Se você chegasse hoje ao hospital você gostaria de ser atendido por você?”. Levando todos a um momento de reflexão. “A humanização cuida não só do paciente, mas também do profissional”, afirmou Jessé. “Se não fossem vocês a instituição não conseguiria atender aos pacientes. Mas é importante pensar no paciente como um cliente e por isso a empatia de vocês durante cada atendimento é muito importante”, concluiu.

O enfermeiro Rubens Santana, ressaltou a necessidade de se humanizar o atendimento proporcionando ao paciente o melhor serviço possível. “Nosso trabalho hoje no hospital é dar o suporte necessário para que consigamos realizar um trabalho em conjunto com todos os profissionais que ali se encontram”, afirmou Rubens. “Nosso objetivo é melhorar o atendimento e a qualidade dele no que diz respeito a conforto e principalmente a higiene do paciente”, completou. “Precisamos buscar é manter um padrão elevado de qualidade no atendimento pela humanização do serviço nos colocando no lugar do paciente. Não adianta o conhecimento técnico quando não se tem o conhecimento humano”, explicou.

Com uma comunicação simples, porém objetiva, durante as três palestras realizadas, foram abordados assuntos importantes como a utilização de equipamentos de proteção individual, a importância das vacinas entre os profissionais da saúde, as campanhas de vacinação, com as informações sobre a meningite H1N1 e por último foram abordadas as questões ligadas a segurança no trabalho e os protocolos que devem ser seguidos em caso de acidentes.

Mirian Porto, de 37 anos, funcionária do Hospital Municipal Conde Modesto Leal gostou muito da iniciativa. “É sempre muito bom este tipo de contato, de interação. A gente trabalha no mesmo local, mas tem muita gente aqui que eu não conhecia”, contou Mirian. “Aqui nós estamos aprendendo, trocando algumas práticas e estamos recebendo orientação correta sobre procedimentos que certamente usaremos no dia a dia e isso é muito bom”, explicou.