Moradores de Itaipuaçu participaram da 4ª Pré-Conferência da Cidade no último sábado - Foto: Daniel Luiz

O diálogo em torno do desenvolvimento urbano mobilizou os maricaenses nos encontros preparatórios para a 6ª Conferência da Cidade de Maricá, que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de agosto, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro). A quarta e última Pré-Conferência aconteceu no último sábado (29/07), no Colégio Pinheiro Giannattasio, no Barroco.

Durante o evento, realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Urbanismo, candidatos a delegados, gestores municipais e membros da sociedade civil participaram de discussões e palestras em torno do tema Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. “Toda colocação oficial da população é muito importante para o governo. Nós temos a responsabilidade de representar os anseios e necessidades da sociedade. O que propomos aqui, é planejar a cidade de acordo com metas estabelecidas em parceria com os moradores”, afirmou o secretário de Obras, Marcos Camara.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de São Bento da Lagoa (AMISTA), Roberto Santiago de Almeida, reuniões como esta são uma forma da sociedade ter alguma ingerência no governo. “Participamos das Pré-Conferências com a intenção de colaborar, nos tornar delegados e ir para a Conferência principal, em agosto. É interessante que os moradores acompanhem o que o governo está fazendo e deem sugestões para construir uma cidade cada vez melhor”, explicou Roberto.

Segundo o secretário de Urbanismo, Adyr Motta Filho, as assembleias serviram também para dar conhecimento à proposições passadas. “Pudemos fazer uma retrospectiva da última Conferência, que foi em 2013. Falamos sobre o que foi feito de lá para cá e fizemos algumas propostas que poderão entrar no documento que regerá as ações do governo de 2017 até 2020”, ressaltou Adyr, destacado que as conversas não tiveram caráter deliberativo. “Nós auscultamos as questões trazidas pelas pessoas, e com base nisso, estamos traçando uma proposta de orientação e crescimento das políticas públicas”.

Na mesa diretora estavam ainda o palestrante, o economista Mauro Osório, presidente do instituto Pereira passos e professor da UFRJ, e o coordenador de saneamento, Irinaldo Cabral.