Espetáculo "A farra do boi bumbá" encantou crianças e adultos no condomínio do MCMV de Inoã - Foto: Daniel Luiz

Quando os integrantes d’Os Ciclomáticos Cia. de Teatro chegaram à ala C do Residencial Carlos Marighela, condomínio do programa Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, o local escolhido para apresentarem a comédia musical “A Farra do Boi Bumbá” dentro da programação Festival Fetaerj nas Comunidades, estava praticamente deserto no meio da tarde. Uma criança ou outra se aproximava, desconfiada, tentando saber do que se tratava. “Tia, é espetáculo?”. “Olha, uma bruxa vindo ali!”. Não, não é bruxa, é personagem, respondiam os atores. Acertou, é um espetáculo, confirmavam. Aos poucos, após chamada pelo microfone, a criançada foi se chegando. E depois alguns pais. E também avós.

Elaine de Jesus, com seus filhos Sara, de três anos, e Davi, de seis, foi a primeira a se animar. Não antes de botar os dois para dentro de casa a fim de calçar uns chinelos. “Descalço, não!” E voltarem devidamente arrumados, a mãe com uma cadeira pra sentar. “É muito bom isso. Traz cultura para o condomínio, dá uma visão de mundo para as crianças, já que a maioria de nós aqui não tem como se deslocar para levá-las aonde tem”, comentou Elaine, pedindo para a prefeitura entrar mais ali: “Trazer cursos de dança, judô, coisas que ocupem a mente e melhorem a vida delas”, propôs.

O grupo teatral foi quebrando o gelo até começar a contar com músicas e situações engraçadas a história do boi que era muito amado por um rico fazendeiro, entre outros contos. Em poucos minutos, o público formado em volta dos atores e até os meio distantes, incluindo dois simpáticos cachorrinhos, já estavam completamente hipnotizados, fisgados pela apresentação. Da turma adulta, a que mais se divertiu com sonoras gargalhadas foi Elizete da Conceição Alves, de 58 anos. “Eu amei! Queria que tivessem muitas dessas peças aqui!”

A vizinha dela, Maria da Conceição, 65, concordou de imediato: “Também adorei! Nunca tinha visto uma peça na vida. Estava indo para a casa da minha filha, nem fui. Voltei na hora só para ver”, contou feliz. Depois de alguns abraços e fotos com os moradores, os  Ciclomáticos partiram do condomínio igualmente felizes. Expressão leve no rosto. A comunidade agradece.