A Pré Conferência das cidades aconteceu em Inoã

Mais um evento preparatório da 6ª Conferência da Cidade, marcada para agosto, foi realizado em Inoã no último sábado (15/07). A quadra da Escola Municipal Darcy Ribeiro recebeu a 2ª Pré-Conferência cujo tema foi sustentabilidade urbana. Na mesa diretora estavam os secretários Adyr Motta Filho (Urbanismo), João Carlos de Lima (Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher), o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, e integrantes da equipe de Urbanismo como o coordenador de Saneamento, Irinaldo Silva.

Ao lados deles, dois arquitetos do Instituto Pereira Passos, vinculado à Prefeitura do Rio de Janeiro, fizeram palestras sobre o tema. Carlos Krykhtine apontou para o aspecto humano como o principal para o planejamento das cidades, ao lados dos aspectos econômico e ambiental. “Sempre se pensa em cidades para as máquinas, como os carros, e quase nunca para as pessoas. Isso precisa mudar, pois se uma cidade é focada em seus habitantes todo o resto vai fluir com tranquilidade”, afirmou ele. Em seguida foi a vez de Luiz Fernando Salandia, que é vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio, defender a integração das políticas urbanas com as sociais. “É preciso que esses dois perfis dialoguem mais e melhor, além de observar qual é o plano adotado pela metrópole para as áreas de transporte e saneamento e buscar alinhar, para uma melhor integração”, recomenda.

Após as falas dos palestrantes e da mesa, a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas aos participantes e abordou temas como transportes e meio ambiente, entre outros. Adyr Motta Filho parabenizou o público pela participação e garantiu que dessas reuniões vão sair as proposta da conferência. “Sempre digo que o melhor plano diretor é aquele que admite o melhor pacto com a população, e é isso que estamos buscando”, afirmou o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente.

A próxima Pré-Conferência acontece neste sábado (22/07), na Rua 10, Marinelândia – Cordeirinho, distrito de Ponta Negra. A 6ª Conferência da Cidade está marcada para os dias 4, 5 e 6 de agosto na C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro.